Novidades na estética

Mulheres ganham cada vez mais aliados para cuidar do corpo

Ter um rosto luminoso ou um corpo definido é o sonho de muitas mulheres, sejam elas jovens ou mais maduras. Para alcançar este objetivo, médicos e especialistas recomendam seguir a combinação alimentação equilibrada, exercícios físicos e cuidados diários. Mas quando este “combo saúde” não é suficiente para alcançar os resultados esperados, outros aliados podem ajudar o público feminino. Estamos falando dos tratamentos estéticos, que graças aos avanços da ciência e da tecnologia, estão cada vez mais modernos e eficazes.

Mesmo exercendo múltiplas funções, sendo profissional, cuidando da casa, dos filhos e do marido, a mulher atual não esquece de sua vaidade. O que mais incomoda estas supermulheres costumam ser as manchas, rugas e flacidez, quando assunto é a beleza facial. Quando se trata do corpo, as principais vilãs são a gordura localizada, a celulite e as estrias. Mas, com os procedimentos disponíveis no mercado, é possível solucionar ou, ao menos, trazer alívio para grande parte destas queixas. Quem recorre a clínicas de estética costuma encontrar nos tratamentos um complemento para tratar destes problemas e fazer as pazes com o espelho.

A especialista em estética e diretora da clínica Vitaclin, Daniele Florencio, afirma que “com a correria do dia a dia, as mulheres buscam os aparelhos que oferecem resultados visíveis em um curto período de tempo”. Mas esses resultados não dependem só do aparelho ou do profissional. Resultados duradouros são influenciados pelo estilo de vida da paciente. “Hábitos saudáveis ainda são os melhores amigos delas. O acompanhamento de um médico ou nutricionista também ajuda a alcançar as metas traçadas”, lembra.

Atuando há 17 anos nesta área, Daniele conta que as curitibanas, que sempre buscaram os tratamentos faciais hoje, também se preocupam com o corpo. “Curitiba é uma cidade fria, assim, com o rosto mais exposto, é ele que também recebe mais atenção. Mas, de uns anos para cá, as elas também começaram a buscar os procedimentos corporais e as técnicas de relaxamento”, revela.

Foi pensando em renovar as energias que a psicóloga Iliete Sansana Galotti, de 50 anos, procurou uma clínica de estética há três anos. Na época, ela havia passado por um momento difícil em sua vida, com a irmã diagnosticada com um câncer terminal. Para juntar forças e poder cuidar da irmã, a psicóloga buscou refúgio nas massagens feitas pelas esteticistas. Desde então, não parou.

Também foi na clínica que Iliete reencontrou o prazer em dar atenção à própria aparência, escolhendo tratamentos como o Spectra Facial. “Com o passar dos anos, nosso rosto vai perdendo o contorno e a firmeza. Fazer um tratamento faz a gente se sentir melhor e mais bonita”. E Iliete tem aprovado os resultados. “Depois de três ou quatro sessões, você se olha no espelho e percebe que o rosto já está mais saudável. Isto melhora a autoestima”.

Os tratamentos estéticos podem ser feitos por grande parte das mulheres. Para garantir sua segurança, o ideal é tomar alguns cuidados antes de comprar um pacote de serviços. Como cada mulher tem características únicas, as clínicas recomendam passar por uma avaliação profissional antes dos procedimentos. Escolher uma clínica com profissionais capacitados também é muito importante. Mesmo aparelhos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem oferecer riscos se manipulados de forma incorreta. “Não dá para deixar que o preço seja o único fator determinante hora de escolher o tratamento. Às vezes, uma grande oferta pode ser uma armadilha. Se os aparelhos não forem certificados, com a manutenção em dia e operados por uma pessoa treinada, a s,aúde pode ficar em risco” afirma Daniele.