Discutir a relação faz bem, diz estudo

Quando você se sente injustiçada no relacionamento o que faz? Parte para a briga ou engole a raiva? Se você costuma verbalizar a sua indignação, parabéns, você está ganhando mais alguns anos de vida.  É o que mostra uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan (EUA) e noticiada pela BBC Brasil, onde 192 casais foram acompanhados ao longo de 17 anos.

Eles foram divididos em diferentes grupos: casais que costumam verbalizar os sentimentos para o parceiro,  os que preferem evitar conflitos e aqueles que não se abalam com acusações injustas. Quase a metade que reprimia as emoções (pasmem!) morreu no decorrer do estudo em comparação com uma pequena porcentagem de casais dos outros grupos.

Os resultados levam a crer que casais que não escondem as próprias emoções têm mais chances de longevidade. Os pesquisadores tiveram como foco apenas os casos em que os parceiros consideravam as acusações do outro um tanto injustas ou sem fundamento. 

É certo que reprimir as emoções no intuito de evitar conflitos não é a melhor solução. A mágoa e os ressentimentos continuam existindo e ao longo do tempo podem causar estragos na relação.

Além disso, já é sabido que emoções reprimidas podem contribuir para o surgimento da depressão, de algumas doenças crônicas e até mesmo do câncer. Mas será que na grande maioria das brigas os parceiros não pensam sempre ter razão?