Colete permite o movimento do corpo inteiro

Trabalhar da cabeça aos pés, focando no condicionamento físico, postura e equilíbrio. Isto é possível com um acessório que parece um colete com resistências elásticas, que facilita a execução dos movimentos, reproduzindo a função do corpo humano. Nada de ficar em um aparelho fixo, que permite apenas uma possibilidade de direção. O colete, que tem o nome de Tye 4, permite o movimento do corpo inteiro.

O colete surgiu a partir da necessidade de dar mais suporte para as atividades em pé do pilates, método que trabalha a resistência física, alongamento, postura e flexibilidade. O pilates normalmente é feito com a pessoa deitada, com uma superfície maior encostada no chão, o que não acontece quando a pessoa está em pé. Foi quando apareceu o Tye 4, que ajuda no estímulo de informação ao corpo para que ele se ajuste para uma determinada posição, dando estabilidade.

Como o colete possui uma espécie de corda elástica, a pessoa trabalha o condicionamento a partir da resistência deste material ao movimentar o corpo. “O Tye 4 pode ser usado tanto em pacientes de reabilitação, como carga, quanto para pessoas que desejam o condicionamento. Qualquer pessoa pode fazer. Não existe contra-indicação”, comenta Priscila Lacerda Bassi, sócia-proprietária do Núcleo do Corpo Unidade Jardim Social, onde o método está disponível em Curitiba.

O colete pode ser usado em aulas individuais ou em grupos, com duração de 50 minutos. “Na evolução, é possível perceber melhora no condicionamento e na postura, além do equilíbrio quando está de pé. O Tye 4 é um acessório que possibilita o corpo se movimentar de forma mais inteligente e funcional”, explica Priscila.

Tye 4 há cerca de um ano e já sentiu resultados positivos. “Fiz pilates por muitos anos e depois o Gyrotonic. Mas fazer em pé me fascinou. Foi uma novidade muito boa e hoje não me imagino sem. Trabalha muito o equilíbrio. E eu também tenho medo de cair. Então me ajuda muito”, afirma. Marli conta que sentia dores no ciático ao tentar carregar os netos pequenos, mas que com o método foi possível um maior alinhamento do corpo, eliminando os desconfortos.