Em Curitiba

Exército apreende 17 armas e lunetas de uso restrito em operação

Foto: Divulgação/EB.

Mais de mil munições, 17 armas e oito lunetas de uso restrito. Este foi o saldo de apreensões da operação do Exército Brasileiro (EB) que investigava o comércio de armas e munições. A ação foi feita da última terça-feira (30) a quinta-feira (1) em todo o Paraná e Santa Catarina.

Ao todo, conforme o EB, 22 empresas foram multadas. Elas estavam com algum tipo de irregularidade administrativa no o trato com produtos controlados pelo Exército. A fiscalização ocorreu em empresas regularmente registradas no EB e no atendimento a outras denúncias que poderiam aparecer no percurso já traçado.

A operação, denominada como “Alta Pressão 4” e é feita regularmente. A intenção do Exército é garantir que não haja facilitação de armas e munições no mercado negro. Nessa medida de prevenção, o EB procura coibir a venda ilegal e o desvio de armas e acessórios que podem ser utilizadas por criminosos.

Conforme o EB, todo produto que possa representar poder de destruição ou risco em si é considerado como controlado. Além disso, é também necessário que o uso seja restrito às pessoas devidamente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente.

A operação sempre tem apoio da Polícia Militar (PM). Nesse ano, foram apreendidas ao todo 1130 munições. Todo o material é retido pelo Exército. Na última fiscalização, feita no ano passado, foram apreendidas 35.750 espoletas, 317 armas, 153.122 munições, 450 estopins e 28 lunetas que estavam irregulares.