Primeira Pesquisa

Greca lidera corrida pela prefeitura com 28%, aponta Ibope

Candidatos no debate realizado pela Band TV. Foto: Pedro Serapio

A RPC divulgou nesta terça-feira (23) a primeira pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Curitiba, nas eleições deste ano. Neste primeiro levantamento, feito pelo Ibope com 602 eleitores, entre os dias 19 e 22 de agosto, Rafael Greca (PMN) aparece no topo das lista, seguido pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).

A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foi encomendada pela RPC e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo PR-04300/2016.

Segue a lista com os percentuais:

– Rafael Greca (PMN) – 28%

– Gustavo Fruet (PDT) – 19%

– Requião Filho (PMDB) – 16%

– Ney Leprevost (PSD) – 6%

– Maria Victória (PP) – 4%

– Tadeu Veneri (PT) – 2%

– Ademar Pereira (PROS) – 1%

– Afonso Rangel (PRP)  – 1%

– Xênia Mello (PSOL) – 1%

– Branco/nulo – 11%

– Não sabe/não respondeu – 11%

 

Rejeição

A pesquisa também apontou a rejeição dos candidatos. Gustavo Fruet tem 25% de rejeição. Na sequência, aparecem Requião Filho, com 21%, Rafael Greca, com 15%, Maria Victoria com 12%, Ney Leprevost com 11%, Xênia Mello também com 11%, Tadeu Veneri com 10%, Ademar Pereira com 6% e Afonso Rangel também com 6%.

Avaliação

Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Gustavo Fruet (PDT). Veja os números:

– Regular – 42%

– Péssima – 21%

– Boa – 17%

– Ruim – 16%

Segundo o Ibope, 31% aprovam a forma como Fruet vem administrando o município; 59% declaram que a desaprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 10%.