Maratona tecnológica

Primeiro HaQathon Quantum começa hoje com premiação em dinheiro para jovens empreendedores

Os criadores da Quantum Vinícius Grein, Thiago Miashiro e Marcelo Reis (Foto: Divulgação).

Empreender - Tribuna A partir de hoje à noite, 60 universitários e jovens com perfil empreendedor estarão reunidos na Universidade Positivo e ficam até domingo para o primeiro HaQathon Quantum. São esperados estudantes e profissionais das áreas de engenharia, design, programação, administração, marketing e publicidade. A competição tem como objetivo debater e criar soluções inteligentes sobre tecnologia e mobilidade, que poderão ser aplicadas no relacionamento da marca de tecnologia com o consumidor final da Quantum.

Nesta semana, o evento conquistou o apoio do Google Business Group Curitiba, criado pela Google com o propósito global de conectar, informar e inspirar pessoas. “O Hackathon é um evento de aprendizado e experimentação. Pessoas criativas e comprometidas têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras com mentoria de profissionais das áreas de negócios, desenvolvimento e design. Por isso, não poderíamos deixar de fazer parte do Hackathon Quantum”, afirma Erica Marques, líder nacional do Google Business Group Curitiba.

Érica Marques, Líder Nacional do Google Business Group Curitiba (Foto: Divulgação).
Érica Marques, Líder Nacional do Google Business Group Curitiba (Foto: Divulgação).

Contando também com o apoio do CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software), Condor, Madero e Universidade Positivo, durante todo o desafio, acadêmicos e executivos que atuam nessas instituições parceiras e o time Quantum vão se revezar para oferecer mentoria aos competidores.

Ao todo, serão 32 horas de evento. Os grupos selecionados vão trabalhar para solucionar um único desafio: “Como é possível melhorar a vida das pessoas por meio do uso do smartphone?”. As equipes podem apresentar soluções de software, hardware, protótipos em 3D, entre outros, que atendam ao desafio. Uma banca de juízes irá avaliar e anunciar o projeto vencedor da competição na tarde de domingo, baseada em critérios como inovação, usabilidade e originalidade. Cada integrante da equipe,  composta por quatro participantes que apresentar o melhor projeto vai receber um voucher de viagem no valor de R$ 4 mil, entre outros prêmios.

Sobre a Quantum

A Quantum é uma marca de dispositivos móveis, voltada para os usuários que gostam de alta tecnologia e buscam uma compra inteligente. Seu modelo de negócios inovador – com foco principal no meio digital – diminui os elos na cadeia de fornecimento e leva o usuário a outro nível de experiência. Por isso, a escolha do nome Quantum: na física, o mínimo de energia necessária para que um átomo passe de um nível para outro. A proposta de valor da marca é entregar mais por menos. Seus dispositivos são o Quantum GO, o Quantum MÜV e o Quantum FLY, smartphones que podem ser adquiridos por meio de uma plataforma de e-commerce simples e amigável, de lojas on-line, via marketplaces e nos quiosques próprios por todo país, onde também podem ser adquiridos acessórios, entre eles capas e películas para proteger o dispositivo. O MÜV também está à venda no varejo físico e em operadoras de telefonia. A Quantum conta com investimento e suporte da companhia de tecnologia Positivo. Mais informações em www.meuquantum.com.br.

Sobre o GBC Curitiba

O Google Business Group Curitiba, que é uma iniciativa mundial da Google, convidou empreendedores que lançaram suas startups em Curitiba e profissionais que atuam na área de startups para trocar experiências e discutir as melhores práticas.

É uma iniciativa Mundial da Google e está presente em 164 cidades no mundo.  No GBG todos são voluntários. No Brasil 25 cidades participam do programa.  Em 2013 GBG Curitiba foi a única cidade brasileira premiada como TOP TEN Mundial.

Os três pilares do grupo são: conectar, informar e Inspirar, organizando e apoiando encontros sociais, oficinas, atividades de networking, palestras, eventos e outras atividades legais abertos ao público, a maioria deles gratuito.

Os eventos acontecem em diferentes espaços da cidade e são sempre sem fins de lucrativos. Nas atividades são apresentadas ferramentas, técnicas e métodos, produtos da Google e tecnologias web para melhorar a produtividade, eficiência e impacto visando sucesso total dos negócios.
Tendência mercadológica, novos negócios, desenvolvimento de Startup, empoderamento feminino também fazem parte do portfólio da GBC Curitiba.

Site GBG Curitiba

Site GBG Mulher

Serviço

HaQathon Quantum

Desafio: Como é possível melhorar a vida das pessoas por meio do uso do smartphone?

Data e local do evento: 2, 3 e 4 de dezembro, no Espaço de Eventos do Prédio da Pós-Graduação da Universidade Positivo, em Curitiba (PR)

Apoio: CITS, Condor, Google Business Group Curitiba, Madero e Universidade Positivo

Mais informações aqui