Negócios

Crise pode ser oportunidade para crescimento de empresas dispostas a se reinventar

Os momentos de crise podem ser também uma oportunidade de crescimento e reinvenção de um negócio; para isso, é preciso repensar os processos e a forma de se trabalhar. Em cenários de instabilidade econômica, as soluções devem ser pautadas pela criatividade e pelo baixo investimento.

Na visão de Ricardo Ribeiro, diretor da Profit Consultoria e especialista em Compras e Negociação, toda mudança apresenta desafios a serem enfrentados. Uma forma eficaz de se mapear os riscos e oportunidades, assim como traçar os objetivos, metas e ações de curto e longo prazo, é a elaboração de um Planejamento Estratégico (P.E.) eficiente e cuidadoso.

“O P.E. é a melhor ferramenta para uma empresa que precisa se reposicionar, pois permite entender profundamente sua situação presente, definindo onde pretende chegar, identificando com clareza o mercado em que atua e também suas forças e fraquezas, além de propor ações compatíveis com esse novo cenário”, explica.

Ainda que o Planejamento Estratégico signifique um novo caminho a ser seguido pela empresa, a essência da organização pode permanecer a mesma. Em outras palavras, isso significa que, ao se reinventar, um negócio mantém sua missão e valores intactos, mas alterando a maneira como o público o percebe no mercado. Para Ribeiro, a chave para que o P.E. seja realmente eficaz – ao ser colocado em prática – está na adoção de novas atividades e abertura para inovações e melhorias.

Resultados rápidos

É imprescindível lembrar que o Planejamento Estratégico é uma ferramenta focada no longo prazo; contudo, objetivos e ações traçados a curto e médio prazo auxiliam a empresa a melhorar seus resultados já nos primeiros meses após sua implementação. Nesse sentido, devem ser priorizadas as ações que trazem resultados rápidos e de menor custo, reduzindo os impactos e prejuízo causados pela crise.

Segundo Ricardo Ribeiro, inicialmente as necessidades emergenciais recebem mais atenção e concentração de esforços por meio de ações concretas e de rápida implementação. Outro ponto destacado pelo consultor: todo planejamento deve ser revisado a cada cinco anos, “tendo em vista a instabilidade político-institucional e a volatilidade do cenário econômico brasileiro”.

Além disso, o monitoramento constante e rotineiro do P.E. é um elemento essencial para obterem-se resultados positivos.

Experiência

A elaboração de um Planejamento Estratégico adequado, e que atenda às necessidades urgentes de mudança de uma organização, depende também de um profissional capacitado para ajudar a implementá-la. A visão de um profissional de fora da empresa, que traga novas ideias e experiências, é fundamental na condução do processo de elaboração do P.E. Para que se chegue a resultados diferentes, é necessário mudar a forma de pensar e de agir.

Com mais de 30 anos de experiência, Ricardo Ribeiro presta consultoria e assessoria para a elaboração, execução e monitoramento do P.E. em todas as suas etapas.

Voltar ao topo