economia

Anamaco: varejo de materiais de construção cresce 3% em outubro

As vendas no varejo de material de construção cresceram 3% no mês de outubro em relação a setembro, segundo divulgou nsta terça-feira, 1, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Em comparação ao resultado de outubro do ano passado, o faturamento do setor ficou estável.

No acumulado de 2016, as vendas do setor apresentam queda de 7% sobre o igual intervalo de 2015. Nos doze meses encerrados em outubro, o faturamento acumula uma retração de 8%.

De acordo com a pesquisa, as maiores expansões das vendas em outubro sobre setembro ocorreram nas regiões Nordeste (12%), Norte (5%) e Sudeste (3%). Já o Sul apresentou desempenho negativo de 6%, enquanto o Centro-Oeste registrou desempenho estável sobre o mês anterior.

Por categorias, as vendas de tintas avançaram 9%, enquanto os segmentos de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias cresceram 2% cada. A categoria de telhas de fibrocimento apresentou retração de 3%.

Projeções

O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, projeta que o setor deverá fechar o ano com uma queda de 8% no faturamento em relação a 2015, quando as vendas atingiram R$ 115 bilhões.

“Se analisarmos o comportamento do varejo de material de construção nos últimos seis meses, podemos prever uma recuperação das vendas em 2017 da ordem de 3%”, afirma Conz.

O levantamento apontou ainda que 38% dos lojistas têm pretensão de fazer novos investimento nos próximos 12 meses e que 13% pretendem contratar funcionários em dezembro.

O estudo ouviu 530 lojistas de todas as regiões do País entre os dias 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de 4,3%.

Voltar ao topo