CENTRO

Parceria entre empresários e Prefeitura de Curitiba rende revitalização da Praça 19 de Dezembro

Foto: Felipe Rosa.

A Associação Comercial do Paraná (ACP), ao lado de autoridades municipais, dirigentes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e empresários, participam nessa sexta-feira (11), às 11 horas do início dos trabalhos de revitalização do monumento da Praça 19 de Dezembro, na área central da cidade.

O estado atual de degradação do monumento coberto de pichações chamou a atenção das autoridades, líderes de entidades representativas do setor produtivo e empresários, a ponto de se unirem para devolver a Curitiba um de seus mais expressivos ícones, popularmente conhecido como a “Praça do Homem Nu”.

Os trabalhos de limpeza do monumento terão início nessa sexta-feira, sob a supervisão da empresa Performance Econano, uma das idealizadora do projeto e responsável pelo acompanhamento técnico das ações previstas e doação dos produtos destinados à remoção de manchas, tratamento de fungos e musgos.

Segundo Fabiano Polak, diretor industrial da referida empresa, os equipamentos de limpeza e impermeabilização com emprego de lavadoras de alta pressão fornecidos pela empresa Vonder (OVD), incluem a necessidade da prática de rapel tendo em vista a altura do monumento.

A mão de obra, bem como a feitura de andaimes, cessão de mangueiras e indicação de pontos de água e luz serão de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), sendo a execução dos trabalhos suspensa no final da semana e retomada na segunda-feira (14).  Também está envolvida nas ações de despiche da Praça 19 de Dezembro a sessão estadual da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB).

O vice-presidente Camilo Turmina destacou a importância do plano de revitalização da Praça 19 de Dezembro, lembrando a campanha lançada pela ACP há alguns anos – “Pichação é crime. Denuncie” – e as ações ainda em desenvolvimento, parabenizando a iniciativa de empresários preocupados com a recuperação do patrimônio público e privado atacado pelo vandalismo.