Temidas aulas

Nos cursos de reciclagem do Detran, 90% culpam outros por estarem ali

Foto: Divulgação/Detran
Foto: Divulgação/Detran

“Apenas 10% das pessoas que vão para o curso de reciclagem do Detran assumem a culpa por estarem ali. O restante coloca a culpa em alguém ou alguma coisa: radar, prefeitura, pressa, asfalto, policial que estava fiscalizando, porque trabalha de vendedor externo o dia todo dirigindo, caminhoneiro que passa o dia na estrada, muitas outras”, conta a professora do curso de reciclagem do Detran-PR, Fabiana Curi.

“Muita gente vem para o curso pensando que vai ficar o tempo todo levando dedo na cara. Mas não é isso que fazemos. O objetivo é fazer com que as pessoas vejam a responsabilidade que possuem no trânsito”, analisa.

Leia mais: Sabe quantas pessoas são multadas dirigindo sem carteira no Paraná?

Existem pelo menos três formas de ir para um curso de reciclagem: ou porque a pessoa somou 20 pontos na carteira num período de 12 meses, ou porque cometeu uma infração que prevê suspensão ou cassação direta (veja quadro), ou ainda porque ela cometeu um crime de trânsito e o juiz a mandou para a reciclagem.

Suspensão ou cassação?

Na suspensão, a pessoa entrega a CNH no Detran ou num Centro de Formação de Condutores (CFC), faz o curso de reciclagem e, passado o período de suspensão, pega o documento de volta e continua dirigindo normalmente. A suspensão pode durar de 30 dias até 24 meses, dependendo de quais são as infrações que ela cometeu. E não é o Detran quem determina o período. Este tempo está previsto na legislação, em cada uma das infrações.

A exceção a esta regra é para os permissionários, ou seja, para quem ainda não possui a CNH definitiva. Neste caso, o infrator nem faz o curso de reciclagem. Volta para o CFC e faz todo o processo de habilitação de novo.

Nos casos de cassação, a pessoa perde o direito de dirigir. Entrega a carteira no Detran e só vai ter outra de volta se, além de fazer curso de reciclagem, passar por todo o processo de habilitação de novo, como se fosse sua primeira carteira. Mas neste caso, não precisa refazer todo o curso do CFC, nem as aulas práticas. Vai direto fazer as provas no Detran, de saúde, psicotécnico e prática. Mesmo assim, precisa procurar um CFC para alugar o carro e fazer a prova prática, já que, desde 1998, ela não pode mais ser realizada com carro particular.

Conhecer x entender

O curso de reciclagem tem 30 horas. Mas a pessoa não precisa fazer tudo de uma só vez. Ele é composto por quatro módulos e é possível fazer um por vez: Legislação, Relações Interpessoais, Primeiros Socorros e Direção Defensiva. No de legislação, diz a professora Fabiana Curi, o Detran busca dar o máximo de exemplos reais de infrações, para que as pessoas entendam que são responsáveis pela segurança no trânsito.

“A falta de conhecimento da lei é o que faz ter tantas infrações. E conhecer os artigos do Código de Trânsito é diferente de entender o porquê da lei. O que as pessoas desconhecem é que a lei foi feita embasada na quantidade de mortes no trânsito. Portanto, o primeiro objetivo das leis é o de salvar vidas. O segundo é garantir direitos. Por isso é tão importante cumprir a lei”, explica Fabiana.

Infrações que dão suspensão direta

– Dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência
– Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos
– Disputar corrida
– Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via
– Omissão de socorro em caso de acidente com vítima
– Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem
– Furar bloqueio policial
– Pilotar sem capacete (vale o mesmo para garupa e crianças a partir de sete anos)
– Realizar derrapagem ou frenagem arrastando pneus
– Andar em velocidade 50% superior ao permitido na via

Fonte: Detran-PR