Cadê a grana?

Motoristas e cobradores de São José continuam de braços cruzados

Foto: Divulgação/Sindimoc.

Motoristas e cobradores da empresa São José Filial paralisam parcialmente, nesta terça-feira (10), as atividades em protesto contra o atraso no pagamento do salário de dezembro. O dia começou com protestos de funcionários de duas empresas que atuam no transporte coletivo da capital, mas, pouco antes do meio-dia, a CCD conseguiu chegar a um acordo com seus trabalhadores, que voltaram a operar praticamente todas as linhas mantidas pela empresa. O Setransp – sindicato que representa as empresas de transporte – afirmou que, por volta das 15 horas desta terça, 24 linhas ainda estão inoperantes — 21 da empresa São José Filial e três da da CCD

Durante quase toda a manhã desta terça-feira, pelo menos 64 linhas operadas pela CCD e São José Filial ficaram com a operação prejudicada. A São José Filial, empresa com maior prejuízo na operação, opera 45 linhas ao todo em bairros das regiões Central, Sul e Leste de Curitiba. O Sindimoc havia informado inicialmente que ela também opera linhas em São José dos Pinhais, mas a Comec afirmou que há a operação no município é realizada pela São José Matriz e que essa operação está ocorrendo normalmente nesta terça-feira.

Por volta das 14h, após a realização de uma assembleia, os motoristas e cobradores da São José Filial decidiram não aceitar uma proposta de parcelamento do pagamento e mantiveram o protesto por tempo indeterminado. De acordo com o sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus, uma nova assembleia ainda deverá ser realizada na tarde de hoje.

Segundo o Sindimoc, os trabalhadores da CCD encerram o protesto após uma promessa de que 80% do salário será depositado ainda nesta terça. O restante cairá nas contas já nesta quarta. Entretanto, proposta semelhante (os percentuais não foram divulgados, mas a ideia era que os pagamentos fossem feitos entre hoje e amanhã) da São José Filial não foi aceita pelos trabalhadores.

Ao todo, cerca de 2 mil funcionários das empresas CCD, Tamandaré Filial e São José Filial participaram de reuniões na madrugada e amanheceram mobilizados.

Em nota encaminhada durante a manhã, a Urbs informou que as linhas operadas pelas outras oito empresas que compõem o sistema funcionam normalmente nesta segunda. A nota dizia ainda que o protesto afetava a operação de alimentadores do eixo Boqueirão (entre as ruas Francisco Derosso e Canal Belém) e do Leste (Avenida das Torres até imediações do Detran-PR).

Descompasso gera atrasos

De acordo com o Setransp – sindicato que representa as empresas de transporte -, os pagamentos da Urbs destinados a cobrir os custos da operação estão em dia. A Urbs é quem gerencia o transporte coletivo na capital. Entretanto, a entidade afirmou que a causa do atraso nos salários dessas empresas está no descompasso entre a quantidade de passageiros projetada pela Urbs e a efetivamente realizada.

Desde o início do contrato, a empresa da prefeitura projeta uma quantidade de passageiros menor do que a transportada na prática. É com base nessa projeção que é calculada a tarifa técnica: quanto maior a demanda, menor o valor da tarifa repassada às empresas por passageiro.

A entidade patronal tem chamado a atenção para esse desequilíbrio no cálculo que define a tarifa técnica desde o início do contrato. Foi no ano passado, entretanto, que o Setransp passou a a reclamar desse problema de forma mais veemente. Entre março e dezembro de 2016, por exemplo, a diferença entre o projeto e o realizado foi de 12 milhões de passageiros a menos. As empresas sustentam que isso causou uma perda acumulada de R$ 45 milhões no período.

Em nota, o Setransp informou que as empresas São José Filial, CCD e Tamandaré Filial estão buscando resolver o problema o mais rápido possível e que a paralisação afetava apenas duas dessas empresas: a São José Filial e na CCD. Por volta das 9h30, de acordo com o sindicato, havia 64 linhas inoperantes: 28 da São José Filial e 36 da CCD.

Prefeitura

A nota encaminhada pela Urbs ressalta que a empresa está “rigorosamente em dia” com os repasses do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) .

Sobre as críticas do Setransp relacionadas às projeções equivocadas de passageiros, a Ubrs destacou que as empresas do transporte coletivo são remuneradas de acordo com o que determina o contrato, constando riscos contratuais assumidos. Disse também que cobrará providencias do Consórcio Pioneiro do qual as duas empresas fazem parte e que avalia a operação seja normalizada até o fim da tarde.

Linhas afetadas

São José Filial

Alimentador

Centenário / Boqueirão

Centenário / Hauer

E. Veríssimo / Pantanal

Fanny

Hauer / Boqueirão

Iguape I

Iguape II

Itamarati

Jd. Paranaense

Maringá

Nivaldo Braga

Osternack / Boqueirão

São Francisco

Sta. Inês

Xaxim / Capão Raso

Xaxim / Linha Verde

Zoológico

Convencional

Canal Belém

Guilhermina

Menonitas

Uberaba

V. Cubas

V. São Paulo

Linha Direta (Ligeirinho)

Bairro Novo

Boqueirão / C. Cívico

Inter 2 (Horário)

Sítio Cercado (Horário)

Bairro Novo

Boqueirão / C. Cívico

São José dos Pinhais

Aeroporto (Ligeirinho Centro Cívico)

São José / Boqueirão

T. Boqueirão / T. Afonso Pena

T. Boqueirão / Centro São José

Curitiba / Urano

Curitiba / Afonso Pena

Curitiba / São José

Curitiba / Braga (Via Ouro Fino)

Curitiba / Quississana

Mad. Curitiba / São José

Colombo / São José

Aeroporto / Centro (executivo Aeroporto)

CCD

Alimentador

Agrícola

C. Belem / S. Filho

Cabral / Portão

Camargo

Centenário / Boqueirão

Centenário / Hauer

Mercúrio

Trindade

V. Autódromo

V. Reno

Vic. de Carvalho / C. Imbuia

Convencional

Circular Centro (Anti-Horário)

A. Munhoz / J. Botânico

Alferes Poli

C. Imbuia / Pq. Barigui

Erasto Gaertner

Estudantes

Guabirotuba

Jd. Centauro

Jd. Itiberê

Palotinos

Petrópolis

Solitude

V. Macedo

Expresso (Biarticulado)

Centenário / C. Comprido

Centenário / Rui Barbosa

Interbairros

Interbairros II (Anti-Horário)

Interbairros II (Horário)

Interbairros III

Interbairros V

Linha Direta (Ligeirinho)

Centro Politécnico

Inter 2 (Anti-Horário)

Inter 2 (Horário)

Pinhais / C. Comprido

Voltar ao topo