Praias

Maré baixa preocupa moradores e turistas no Litoral do Paraná

Foto: Jornal dos Bairros Litoral/Colaboração

Quem mora no do litoral do Paraná já se acostumou com o fenômeno. Nas últimas semanas a maré seca voltou a aparecer e muitos moradores e turistas encontraram as praias com pouquíssima água. Por conta da intensidade diversas embarcações ficaram encalhadas, segundo marinheiros da região.

Por mais que o fenômeno assuste algumas pessoas que passam pelo litoral, quem é especialista diz que não há motivos para se preocupar. De acordo com o professor Maurício Almeida Noernberg, do Centro de Estudos do Mar, é algo dentro da normalidade.

Foto: Jornal dos Bairros Litoral/Colaboração
Foto: Jornal dos Bairros Litoral/Colaboração

“Você tem a variação normal da maré ao longo do mês, principalmente nas luas cheias e luas novas, onde temos uma variação mais acentuada. Existem efeitos meteorológicos que podem intensificar isso, como os ventos de quadrante de nordeste, ele tira a água da costa e a maré baixa ainda mais”, explicou o especialista.

Além disso, a orientação para quem é marinheiro é sempre ficar atento aos alertas repassados pela Capitania dos Portos. Através dos avisos é possível saber se é seguro, ou não, navegar na área.

Pescadores

Mas para quem é pescador, a notícia é até boa. Isso porque a pesca de mariscos fica mais fácil e o lucro pode ser maior para quem trabalha na região.

“Durante esse período, em todos os anos, a maré baixa bastante. A gente sabe que quando a maré baixa a retirada de mariscos – ostras e sururu – fica melhor. Só prejudica, às vezes, para sair com a embarcação, já que ela fica mais distante”, disse Edmir Manoel Ferreira, presidente da Federação de Pescadores do Paraná.

Em agosto desse ano a maré baixa também apareceu. O trapiche, que serve de embarque para turistas, ficou totalmente visível e os moradores da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, encontraram dificuldades na hora de atravessar o Rio Itiberê rumo ao outro lado da cidade.