Diversão garantida

Ano novo com chuva? Saiba o que fazer se o tempo ruim não der trégua no Réveillon

Foto: Arquivo

Descer para a praia com os amigos e familiares, planejar o dia todo na areia, preparar o isopor com cerveja e até aquela farofada esperta para garantir o rango da rapaziada. A associação entre final de ano com sol e curtição é imediata no imaginário de quase todo mundo. Mas estamos no Paraná, meus amigos, e o plano B caso a chuva apareça normalmente vira o plano A quando o tempo fecha – inclusive, a previsão é de chuva para a virada mesmo! E aí? O que fazer?

Quando tem criançada a missão é ainda mais espinhosa. Arranjar ocupação pra turminha sem apelar para a TV ou o smartphone é quase uma missão pra engenheiro da Nasa. Se os jogos interativos e brinquedos tradicionais não funcionarem, os pais via de regra se rendem às “babás” eletrônicas portáteis em que se transformaram os celulares.

E os pais ou tios da piazada? Pra não deixar o tédio chegar em tempos de férias ou feriado e turma costuma apelar para receitas já conhecidas de passatempos. Umas um tanto individuais outras que só funcionam na base da coletividade (e na gritaria, risadas e energia).

Veja a seguir as dicas da Tribuna para aproveitar um feriado chuvoso das melhor forma possível com nossos amigos:

– Jogar STOP

Tradicional disputa de palavras. Felipe Rosa / Tribuna do Parana - AGP
Tradicional disputa de palavras. Felipe Rosa / Tribuna do Parana – AGP

Não tem idade para participar da tradicional disputa. Cada um pega uma folha de papel e escreve na parte de cima itens como NOME, CEP (cidade, estado ou país), COR, CARRO, ARTISTA, FLV (fruta, legume ou verdura), e por aí vai. Os participantes gritam “UESTÓPI” (no melhor jeito curitibano) e mostram alguns de seus dedos. Depois da contagem, faz-se a correspondência com as letras do alfabeto e começa a disputa. Quem preencher a coluna com mais palavras que comecem com a letra escolhida grita STOP e o jogo para. Contam-se os pontos (10 para quem respondeu sozinho, 5 para quem tem a resposta igual a de outro competidor) e chega-se ao vencedor daquela rodada. É diversão na certa.

– Jogos de tabuleiro

War é um dos jogos de tabuleiro mais popular. Foto: Reprodução
War é um dos jogos de tabuleiro mais popular. Foto: Reprodução

Alguns precisam de muito compromisso dos participantes. Jogos como WAR e Banco Imobiliário não duram menos do que três horas. A disputa por territórios do primeiro jogo revela como uma boa estratégia pode lhe garantir o domínio do mundo com suas tropas. Já o segundo requer uma visão comercial/empreendedora apurada. Saber como comprar e negociar terrenos fará de você um grande investidor.

Jogos como Imagem e Ação são garantias de boas risadas e uma interação mais direta entre os amigos e familiares. Fazer mímicas e desenhos desperta a criatividade de todos e sai cada coisa bizarra destes embates que vão garantir boas lembranças e mais risadas não só durante o jogo, mas por um bom tempo.

– Jogos de cartas

Poker, canastra, tranca e outros jogos de baralho são ótimas pedidas. Foto: Robert Sullivan / AFP
Poker, canastra, tranca e outros jogos de baralho são ótimas pedidas. Foto: Robert Sullivan / AFP

Quando o sol tá rahando, o truco e a cacheta são ótimas pedidas. Mas quando a chuva cai, o poker e a canastra (ou tranca) são os queridinhos da moçada. Ambos são jogos mais demorados e exigem um pouco mais de calma e paciência dos participantes. Se rolar um troquinho de aposta a coisa tende a ficar ainda mais interessante e divertida.

– Leitura ou palavras cruzadas

Um bom livro compensa qualquer dia de chuva. Foto: Felipe Rosa / Tribuna do Paraná
Um bom livro compensa qualquer dia de chuva. Foto: Felipe Rosa / Tribuna do Paraná

A leitura por essência é uma atividade individual. Mergulhar fundo em um livro por muitas vezes nos tira da realidade e faz com que o tempo voe. Num dia chuvoso, às vezes é o que a gente precisa. Já as palavras cruzadas também são passatempos individuais, mas podem incluir mais gente. Aquela palavra que às vezes está na ponta da língua, mas que não sai de jeito nenhum, pode aparecer na hora quando alguém lhe ajuda.

– Netflix

Acompanhar os últimos lançamentos da TV à cabo ou Netflix. Foto: Reprodução
Acompanhar os últimos lançamentos da TV à cabo ou Netflix. Foto: Reprodução

Filme e pipoca. Essa receita é infalível para passar o tempo de maneira agradável. Quando a turma está reunida esta atividade também pode ser divertida. Uma boa comédia ou um terrorzão daqueles pode garantir risadas, sustos e muita interação entre todos os moradores.