Cabeça quente

Emocional vira problema no Coritiba, que é o mais indisciplinado do Brasileirão

Márcio recebeu cartão vermelho na derrota do Coritiba para o Vitória após chutar o adversário. Foto: Albari Rosa

Instável tecnicamente e próximo da zona de rebaixamento, o Coritiba vem sofrendo também com a instabilidade emocional neste Campeonato Brasileiro. Depois de 23 rodadas disputadas, o Coxa é o time que tem mais expulsões até agora. O cartão vermelho tomado pelo zagueiro Werley, após o apito final no Atletiba, no último domingo (10), na Arena da Baixada, foi o quinto do Verdão no torneio. Todos foram em partidas realizadas em Curitiba.

Talvez isso explique um pouco o aproveitamento ruim do Coritiba em jogos dentro de casa. Foram quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas, totalizando um rendimento de apenas 44%. A primeira expulsão foi também a mais polêmica. No empate em 0x0 diante do Bahia, o atacante Kléber cuspiu no volante Édson, do tricolor baiano, foi expulso e ainda pegou um gancho pesado de 15 partidas. Cumpriu 11 e reverteu o restante em uma pena alternativa.

Depois, o lateral-esquerdo William Matheus recebeu o vermelho na derrota por 3×0 para o Sport. A partida já estava definida quando o camisa 66 acertou um pontapé no jogador do time pernambucano e tomou cartão direto.

As outras duas expulsões aconteceram na derrota por 1×0 para o Vitória, no Couto Pereira e ambas de forma direta. O zagueiro Márcio, no lance, inclusive, que o volante Alan Santos empataria a partida, agrediu o atleta do adversário em frente ao árbitro. Já no final do jogo, o meia Anderson foi agarrado pelo adversário e acabou acertando uma cotovelada no mesmo, com os dois sendo expulsos.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Depois do Coritiba, aparecem, na sequência, como times menos disciplinados Bahia, Avaí e Santos, com quatro cartões vermelhos cada. Ponte Preta, Cruzeiro e Flamengo já tiveram três expulsões. Por outro lado, Vasco e Atlético-MG, sem nenhuma expulsão, aparecem como os times mais disciplinados do Brasileirão até aqui.