Pra cima, Coxa!

De olho no G6, Coritiba inicia returno contra o Atlético-GO

"Vamos suar sangue para vencer", promete o zagueiro Márcio. Foto: Divulgação/Coritiba FC

O Coritiba não precisa ir muito longe para ter um exemplo de como iniciar o returno do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (12), às 16h, contra o Atlético-GO, no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, o Coxa tenta uma aproximação definitiva das primeiras posições e uma espécie de “flashback” do início da competição, quando chegou a lutar pela liderança. Se naquele momento Corinthians e Grêmio eram os rivais, hoje o foco é na briga por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Desde que chegou ao Coxa, o técnico Marcelo Oliveira havia avisado que o projeto alviverde era entrar na briga pelo G6. Era preciso, entretanto, tirar a equipe do risco – após a estreia do treinador, a equipe entrou na zona de rebaixamento. Após duas vitórias e a subida para a décima posição, o ambiente de tensão se dissipou. “A gente vindo de uma sequência ruim como estava, atrapalha bastante. Mas as coisas voltaram a acontecer, o bom futebol está voltando, e a gente espera manter isso aí”, resumiu o goleiro Wilson.

O clima realmente não era bom. A pressão tinha derrubado o técnico Pachequinho, campeão estadual e comandante do time que surpreendera o País no início do Brasileirão. Aquele time que venceu quatro dos seis primeiros jogos tinha se perdido pelo caminho. “O psicológico é muito importante na nossa profissão. O jogador pode ter toda a qualidade do mundo, mas se não estiver com confiança e a cabeça boa, não rende o que pode”, completou Wilson, um dos poucos que se destacou na boa fase e também na má fase do Coxa.

Nesta retomada, até o que poderia parecer pior do que o esperado é colocado como fato positivo. “A gente começou muito bem. Nos últimos três anos esta foi a melhor campanha do Coritiba no primeiro turno do Brasileiro, com 25 pontos”, comentou o lateral Thiago Carleto, que neste sábado voltará a jogar no meio-campo. A chegada de Marcelo Oliveira é tratada como fundamental. “Desde a chegada ele tem frisado bastante isso: a gente não pode deixar de ter vontade. Os outros times que vierem jogar contra a gente não podem ter mais raça e mais vontade do que a gente. A equipe entendeu o que o Marcelo tem falado, jogando agrupado e unido”, elogiou o zagueiro Luizão.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

Até por saber como é a luta na parte de baixo da tabela, o Coritiba não trata o jogo deste sábado como uma mera formalidade. “Se a gente for para lá pensando em outra coisa, pode se complicar. É atenção total para não deixar escapar essa vitória lá”, avisou Wilson. “Não vai ser fácil, eles estão querendo sair dessa zona também. Nós temos que jogar muito. Vamos suar sangue, com certeza”, concorda o zagueiro Márcio. “O Atlético Goianiense é uma grande equipe, apesar do momento ruim que está vivendo”, completou Luizão.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 20ª Rodada

ATLÉTICO-GO x CORITIBA

Atlético-GO
Felipe; Jonathan, Gilvan, William Alves e Bruno Pacheco; Igor, Paulinho, Diego Rosa e Jorginho; Niltinho e Walter.
Técnico: João Paulo Sanches

Coritiba
Wilson; Léo, Márcio, Luizão e William Matheus; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani e Thiago Carleto; Rildo e Alecsandro.
Técnico: Marcelo Oliveira

Local: Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia-GO)
Horário: 16h
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Wendel de Paiva Gouveia (RJ)