Histórico

Coritiba encerra tabu e vence o Sport na Ilha do Retiro

Amaral foi mais rápido que Agenor e marcou o gol da vitória do Coritiba em Recife. Foto: Ademar Filho/Estadão Conteúdo

Um tabu quebrado. Pela primeira vez, o Coritiba derrotou o Sport na Ilha do Retiro. Neste domingo (18), o Coxa, mostrando um futebol seguro, bem postado na defesa e dando trabalho no ataque, venceu o time pernambucano por 1×0 e deu uma ótima respirada no Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Alviverde chegou aos 33 pontos e abriu cinco de vantagem para a zona de rebaixamento. Na próxima rodada, a equipe encara o Palmeiras, sábado (24), às 16h, no Allianz Parque. Antes, na quarta-feira (21), enfrenta o Belgrano, às 21h45, no Couto Pereira, pela Copa Sul-Americana.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O jogo começou animado e em alta velocidade. As duas equipes, desde o primeiro minuto, buscavam o ataque e partiam para cima do adversário. O Sport chegava com mais perigo, como no cruzamento de Everton Felipe, que Gabriel Xavier, na cara do gol, não alcançou, e em chute de Diego Souza, que Wilson defendeu firme. O Coritiba, porém, também chegava na área de Agenor, principalmente na bola aérea.

Mas essa empolgação logo diminuiu e o duelo ficou truncado, com muitos lançamentos longos – a maioria errados – e os times sem muito espaço para trabalhar as jogadas. Até que, aos 30, o gol saiu. E do lado coxa-branca. Raphael Veiga cobrou falta alçada na área, e Amaral, sozinho, deu uma casquinha na bola, aproveitando a saída errada de Agenor, para abrir o placar.

Aí foi a vez da defesa do Coxa mostrar serviço. O Sport foi com tudo para cima e pressionou quase o tempo todo, mas sempre parando em Nery Bareiro e Luccas Claro. Na única vez que passou pela defesa, Diego Souza, aos 47, dominou, ajeitou e chutou, mas Wilson fez a defesa. Já o ataque até tinha mais espaço para contra-atacar, mas não conseguiu acertar os passes finais.

No segundo tempo o Sport voltou com tudo para cima, criando várias chances e encurralando o Coritiba, que pouco conseguia sair do seu campo de defesa.

Porém, apesar da pressão sofrida, o Coxa se mantinha tranquilo, sem sair na base do chutão. Isso, além da cobrança da torcida e de jogar contra o relógio, foi deixando o clube pernambucano impaciente e permitindo que o Alviverde chegasse mais ao ataque. Leandro, César González e Kazim tiveram boas chances, mas acabaram desperdiçando.

Nos minutos finais, o torcedor coxa-branca sofreu. Na base do desespero, o Sport aumentou a pressão e foi com tudo para cima. Aí Wilson mais uma vez mostrou que é um dos destaques do time e fechou o gol, garantindo mais três pontos para o Coritiba

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
2º Turno – 26ª Rodada

SPORT 0X1 CORITIBA

Sport
Agenor; Samuel Xavier, Durval, Matheus Ferraz e Rodney Wallace (Renê, 28 do 2º); Paulo Roberto, Neto Moura (Rogério, 11 do 2º), Diego Souza e Gabriel Xavier; Everton Felipe (Vinícius Araújo, 32 do 2º) e Ruiz.
Técnico: Oswaldo Oliveira

Coritiba
Wilson; Dodô, Luccas Claro, Nery Bareiro e Juninho; Edinho, Amaral (Ícaro, 40 do 1º), Raphael Veiga (César González, 4 do 2º) e Yan Sasse; Leandro (Iago, 31 do 2º) e Kazim;
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: Ilha do Retiro (Recife-PE)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Adailton José de Jesus Silva (BA) e Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)
Gols: Amaral, 30 do 1º;
Cartões Amarelos: Leandro (COR)
Público Pagante: 7.496
Renda: R$ 217.120,00