Mais tranquilo

Após seis pontos fora de casa, Atlético quer transformar superação em recuperação

Defesa do Atlético teve trabalho em Goiânia, mas segurou bem o Atlético-GO. Foto: Marcos Souza/Estadão Conteúdo

Foi mais uma vez na superação. Foi na eficiência e até com uma pitada de sorte. O Atlético venceu o Atlético-GO por 1×0, sábado (17), no Estádio Olímpico, em Goiânia, e voltou a respirar um pouco mais aliviado no Campeonato Brasileiro. O Furacão, na verdade, jogou por uma bola, conseguiu um gol logo no começo, mais uma vez marcado por Sidcley, e depois só se defendeu. Das duas partidas seguidas fora de casa, o Rubro-Negro voltou com seis pontos na bagagem e agora se prepara para dois duelos seguidos na Arena da Baixada, contra São Paulo e Vitória.

Diante do Dragão, apesar da fragilidade do adversário, valiam mais os três pontos do que propriamente uma grande atuação. “Melhorou. A vitória é mais importante que a atuação. Foi um jogo difícil, complicado. Foram três dias só do jogo contra o Atlético-MG. Hoje (sábado) valeram a vontade, a determinação e os três pontos, que são mais importantes”, cravou o atacante Grafite.

O Atlético, na verdade, conseguiu jogar apenas 15 minutos. Marcou logo aos três, com Sidcley, depois da jogada de Douglas Coutinho. Na sequência, ainda perdeu boas chances com Nikão e Grafite. E foi só em termos ofensivos. O xará goiano foi com tudo para o ataque e perdeu grandes chances. No primeiro tempo ainda, Everaldo ainda desperdiçou uma penalidade, chutando para fora.

Visivelmente desgastado, o Furacão praticamente não atacou no segundo tempo, limitou-se a se defender e conseguiu fazer isso bem. O Atlético-GO, sobretudo depois da saída do meia Igor, caiu muito de produção. Pressionou de forma desorganizada, mas aí prevaleceu a boa postura defensiva do Rubro-Negro para garantir mais três pontos preciosos para sair da parte debaixo da classificação.

“A gente sabia que não teria uma atuação brilhante. Foram 60 horas depois do jogo contra o Atlético-MG, onde jogamos uma hora com um a menos, tendo que correr. O que nós vimos não foi futebol. Foi superação. Não entendo como futebol, é desumano para os dois times. É impossível ter uma grande atuação. A gente sabia que ia brigar demais, lutar, buscar o resultado e conseguimos. O mérito é dos atletas, que brigaram o jogo todo”, explicou o técnico Eduardo Baptista.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Apesar de todo esse desgaste e da maratona de jogos, o Atlético conseguiu somar pontos importantes para deixar a lanterna do Campeonato Brasileiro. Fôlego a mais adquirido para, agora dentro da Arena da Baixada, tentar conquistar bons resultados contra São Paulo, nesta quarta-feira (21), e Vitória, no domingo (25).

“Vamos jogo a jogo. Vamos projetar como a gente acreditava em duas vitórias, vamos buscar os resultados. Temos um dia a mais de preparação e isso é fundamental, mas é manter o brio, a determinação, a disciplina e organização. Mais encaixado, a expectativa é poder render melhor. Foram duas vitórias importantes conquistadas para voltar para casa com mais tranquilidade e dar sequência no caminho de vitórias”, arrematou o treinador.