Decisão começa amanhã

Clássico dos Italianos sempre teve jogos disputados e equilibrados. Foto: Arquivo

Iguaçu e Trieste começam amanhã a decidir o campeonato da Série A da Suburbana. O jogo de ida entre os tradicionais adversários de Santa Felicidade começará ás 16h30, tendo por local o estádio Egydio Ricardo Pietrobelli, pertencente ao Iguaçu. Na preliminar, às 14h30, pelo título da categoria juvenil, Trieste e Vila Sandra serão adversários.

Começou em 1954

A rivalidade Iguaçu x Trieste começou na antiga terceira divisão, no ano de 1954, com vitória triestina no primeiro turno por 2×1 e a vingança iguaçuana veio no returno, com um triunfo por 2×0.

Na divisão principal, o Trieste subiu em 1956 e Iguaçu em 1958. O primeiro clássico dos italianos nessa divisão aconteceu no dia 13 de abril de 1958, com goleada iguaçuana por 5×0. Outra goleada no returno, no dia 31 de maio: 5×1.

Em 1966, as duas equipes se enfrentaram pela Taça Paraná em jogo que foi resolvido em dois dias. Foto: Arquivo
Em 1966, as duas equipes se enfrentaram pela Taça Paraná em jogo que foi resolvido em dois dias. Foto: Arquivo

Naquele ano aconteceu a primeira decisão entre as das equipes. No primeiro jogo, 2×2, no estádio Orestes Thá (Vila Guaíra). No segundo duelo, no Joaquim Américo, outro empate, mas por 0x0.

Finalmente, no Belfort Duarte (hoje Couto Pereira), no dia 20 de dezembro, deu Iguaçu por 3×1, com arbitragem discutida do popular ‘Compadre’ Ataíde Santos. Dalí pra frente, quase duas centenas de jogos foram realizados, revezando vitórias desta ou daquela equipe, além de inúmeros empates.

Curiosidade

Na Taça Paraná de 1966, o jogo Trieste x Iguaçu aconteceu no domingo, mas o duelo foi interrompido e os doze minutos finais foram disputados na segunda-feira pela manhã, com portões fechados ao público. O Trieste venceu por 2×0.