Receita de ceia de Natal: Lombo com Abacaxi e Mel

Receita típica de Natal e de ano novo, esse lombo com abacaxi e mel vai deixar a sua ceia deliciosa!
Receita típica de Natal e de ano novo, esse lombo com abacaxi e mel vai deixar a sua ceia deliciosa!

Nossa receita desta semana inicia uma série que vai ressaltar as comidas da ceia de Natal e Ano Novo, um delicioso Lombo suíno, acompanhado de Abacaxi e Mel. Um prato simples e rápido para uma ceia repleta de sabor.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1 Lombo suíno de aproximadamente 1, 2 Kg

1 Abacaxi cortado em cubos

100ml de Mel

100ml de Vinho branco

1 Cebola grande

1 Limão cravo

6 Dentes de Alho

Sal, Pimenta, Cravo da Índia e Páprica doce a gosto.

Como fazer o Lombo com abacaxi e mel

A Marinada

1 – Em um liquidificador, bata meia cebola, 100ml de Vinho branco, 6 dentes de Alho, uma colher de azeite de Oliva, uma colher de sopa de Sal, o suco de um Limão, uma colher de chá de pimenta branca e uma colher de sopa de Páprica doce. Bata até homogeneizar e reserve.

O Lombo

1 – Com o Auxílio de uma faca bem afiada, faça cortes diagonais na superfície do lombo, cruzando-os com cortes na direção oposta formando pequenos losangos. Em cada um dos Losangos, coloque um gravo da Índia ao centro.

2 – Coloque o Lombo em um recipiente e em seguida, com o Auxílio de uma Seringa culinária, injete o tempero batido no liquidificador em cada parte do Lombo

3 – Junte o restante do tempero que ficar no liquidificador e regue o lombo até que fique todo coberto pelo tempero. Deixe marinar por alguns minutos. Caso não tenha utilizado uma Seringa para injetar o tempero, deixe marinar de um dia para o outro sempre regando com o molho.

Para levar ao forno

1 – Em uma frigideira grande, coloque um fio de azeite de Oliva e frite o Lombo até selar todos os lados.

2 –  Em seguida, forre uma assadeira com papel alumínio e coloque o lombo ao centro. Regue com o molho da marinada, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 Minutos em forno pré-aquecido a 200º. Após este tempo retire o papel alumínio e deixe até dourar.

O Molho

1 – Na Mesma Frigideira onde o Lombo foi selado, coloque uma colher de Manteiga, um fio de Azeite de Oliva e frite a outra metade da Cebola cortada em fatias bem finas, deixe até caramelizar.

2 – Junte o Abacaxi cortado em cubos e em seguida 100ml de Mel.

3 – Deixe reduzir até o ponto de calda e reserve.

Servidos?

Na mesa – Utilize uma baixela ou um prato grande que acomode bem o lombo, coloque ele ao centro, distribua os pedaços de Abacaxi ao redor e regue com a calda de Abacaxi e Mel que restaram na frigideira. Ornamente com um ramo de Hortelã

Aproveite esta receita para um delicioso jantar informal.

Esta receita serve até 4 pessoas.

VEJA TAMBÉM: Paleta de Cordeiro com Batatas e Molho de Hortelã