Poemas de Etel Frota inspiram peça de teatro

O espetáculo “Penélope Pelo Avesso”, da companhia curitibana Comparsaria Cênica, está em cartaz até domingo (09/07), no Teatro José Maria Santos. A peça conta a história de mães e filhos que enfrentam a dor da perda de um pelo outro e encontram a possibilidade de recomeço. A inspiração veio das poesias do livro “Artigo Oitavo”, da escritora e letrista curitibana Etel Frota, publicado em 2002. O nome da obra é uma referência ao artigo 8º de “Os Estatutos do Homem”, do poeta amazonense Thiago de Mello que diz: “Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor”.

A escritora e letrista curitibana Etel Frota. Foto: Bebel Ritzmann
A escritora e letrista curitibana Etel Frota. Foto: Bebel Ritzmann

A dramaturga Lucélia Reis leu “Artigo Oitavo” de Etel Frota e decidiu escrever a peça a partir dos poemas do livro. Com direção de Hélio Aquino, o espetáculo estreou em 2016 no Festival de Teatro de Curitiba na mostra paralela Fringe. “Agora, o trabalho teatral volta ao palco povoado por música, poesia e ambiente caseiro com direito a girassóis e bolo de fubá. O público conhece a história e se identifica com situações do cotidiano de três famílias”, destaca a escritora.  O tom intimista das cenas descritas com poesia e música agrega leveza e sutileza a um tema que mexe com emoções de muita gente: a dor da perda, o luto, o recomeço.

Pizzaria Maluca anima as férias no Shopping Jardim das Américas

As férias de julho chegando, e começam as preocupações dos pais que não irão viajar, em o que fazer com as crianças neste período. Pensando sempre na família, que o Shopping Jardim das Américas cria a programação das férias de inverno para quem busca programas para se divertir com os pequenos.  E é bem nessa época do ano, que o shopping começa a esquentar os forninhos da Pizzaria Maluca. Este ano, o shopping realiza a nona edição de uma das atividades mais esperadas pelos clientes. Em um clima de muita animação e diversão as crianças poderão colocar a mão na massa com o Chef Tantan e a ajudante Lelé, fazendo pizzas que poderão ser degustadas ao final da atividade.   O evento começa dia 07 de julho, com duração até o dia 23 do mesmo mês. Serão três oficinas por dia: às 15h, às 17h e às 19h. A taxa de inscrição é a doação de um litro de leite por participante e podem brincar crianças de 4 a 10 anos. As inscrições terão início 1 hora antes de cada oficina (sendo 30 vagas por turma) na hora na Praça de Eventos – Segundo Piso. A ação tem apoio da Qualità Pizzas.

Definida próxima etapa de atendimento oftalmológico gratuito a estudantes da rede pública

Cerca de 230 crianças e jovens foram atendidas gratuitamente por oftalmologistas, na primeira etapa do projeto que pretende acompanhar e promover a saúde ocular de estudantes de escolas públicas do Paraná, atendidas pelo Projeto Criança e Adolescentes Protegidos no Paraná Cidadão e UPS-Cidadania. O projeto pioneiro é resultado de uma parceria entre a Associação Paranaense de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O primeiro atendimento aconteceu na Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, no bairro Parolin, em Curitiba, onde foram realizados exames de acuidade visual e encaminhamento de 74 estudantes para exames específicos. “A triagem revelou um número significativo de estudantes com problemas visuais que não usam correção de óculos, algo que sabemos tem impacto no desempenho escolar e na qualidade de vida”, destacou o secretário Geral da Associação Paranaense de Oftalmologia, Arthur Schaefer. No próximo sábado (dia 8), os estudantes triados serão encaminhadas para clínicas particulares, para exames de refração sob cicloplegia, fundoscopia, biomicroscopia e topografia. Na oportunidade, representantes das óticas e laboratório parceiros também estarão presentes para a medição da distância naso pupilar, necessária à confecção dos óculos, que serão entregues posteriormente aos estudantes. Todo atendimento, triagem, exames específicos e os óculos serão feitos a custo zero para as famílias. A próxima etapa de atendimento oftalmológico dentro do Projeto Criança e Adolescentes Protegidos no Paraná Cidadão e UPS-Cidadania será em Paranavaí, no dia 12, e depois em São José dos Pinhais, no dia 26. A expectativa é levar este trabalho para as 38 cidades que integram o programa Paraná Cidadão e UPS-Cidadania.

Paulinho Moska faz pocket show gratuito em Curitiba

Cantor se apresenta no Conexão Shopping Curitiba, no dia 27 de julho. Foto: Jorge Bispo
Cantor se apresenta no Conexão Shopping Curitiba, no dia 27 de julho. Foto: Jorge Bispo

O Conexão Shopping Curitiba, projeto musical em parceria com a Rádio Transamérica Light, traz para a capital paranaense o músico Paulinho Moska. Em pocket show ao vivo, gratuito e aberto ao público, o artista vai cantar e conversar bem perto do público, em palco montado no espaço gastronômico Largo Curitiba (piso L2). Moska tem a facilidade de viajar pelo mundo com o violão debaixo do braço e é assim, desse jeito intimista, com ele (o violão) e sua voz, que o cantor vai emocionar os fãs curitibanos no dia 27 de julho, quinta-feira.  O repertório é composto por “Pensando em Você”, “A Seta e o Alvo”, “A Idade do Céu”, “Lágrimas de Diamantes”, “Último Dia”, entre outras. Estão também a regravação de Enrosca (da novela “Império” – Guilherme Lamounier), Tudo Que Acontece de Ruim É Para Melhorar (da novela “Êta Mundo Bom!” – Moska e Mú Carvalho) e Impaciente Demais (da novela “A Lei do Amor” – Moska e Ricardo Leão), ambas de novelas globais e sucessos nas rádios do Brasil. O evento começa às 18h, no Largo Curitiba do Shopping Curitiba (piso L2). Todo mundo pode participar, não é necessário adquirir ingresso. Os fãs podem ainda aproveitar a sessão de autógrafos que acontece logo após o pocket. Serão distribuídas 50 senhas, que devem ser retiradas no dia, a partir das 12h, na recepção do shopping, no piso L3.

Centro Cultural Teatro Guaíra faz Tributo a Silvio de Tarso

O Centro Cultural Teatro Guaíra promove no dia 11 de julho, às 20h30, homenagem ao radialista, jornalista e compositor Silvio de Tarso, que morreu no dia 18 de maio de 2013, aos 61 anos. O Tributo a Silvio de Tarso será no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Ingressos R$20,00.  No repertório estão 10 músicas feitas por ele com participações de outros compositores.  Participarão da homenagem Mayte Correia, Osvaldo Rios, Iso Fischer, Jo Nunes, Lidyo Roberto, Ethel Frota, Eliane Bastos, Julião Boêmio, Reinaldo Godinho, os músicos de o Regional (formado por Daniel Miranda, Julião Boêmio, Vinicius Chamorro, Ricardo Salmaso, Eric Guinão), além de Renato Lucce e Emiliano. Silvio de Tarso nasceu em 7 de julho de 1951. Ele apresentava os programas Conversa Afinada, na 97,1 É-Paraná, e Silvio de Tarso entrevista, na AM 630, na mesma emissora, além de um programa na Rádio Evangelizar. Ele também era comentarista do programa É-Esporte na TV É-Paraná.

Voltar ao topo