Sertanejo pelo sertanejo

Quase todas as semanas abordo aqui o fato de as redes sociais terem virado uma arma para que duplas e cantores sertanejos – e de qualquer outro estilo musical – possam divulgar seus trabalhos. Para os mais famosos, que já tem um tempo na estrada, colocar vídeos no Youtube, por exemplo, serve para lançar uma música ou um clipe novo. Mas para aqueles que estão começando ou nem são tão conhecidos, é a oportunidade de estourar mais rápido. E aí, uma coisa está ligada à outra.

Claro que todos têm suas músicas próprias, mas a maneira mais fácil de chegar ao alcance do público é o cover, ou seja, gravar sucessos de outras duplas e que estão na ponta da língua do povo.

Não precisa nem fazer muito esforço para encontrar outros cantores regravando canções que estão bombando. Por aqui, temos os casos de Mariana & Mateus e Gustavo Toledo & Gabriel, que com frequência postam vídeos acústicos e que ficam muito bons. Algumas vezes, é até pedido dos fãs.

A alternativa se dá pelo fato de que as pessoas digitam o nome da canção e acabam caindo em outras duplas, que passam a agradar novos seguidores. Em contrapartida, os donos da composição também acabam, indiretamente, sendo divulgados. Uma via de duas mãos que tem como tendência ser cada vez mais utilizada.

Tanto que já aconteceram casos até dos donos da música compartilharem o cover, virando uma fonte de curtidas e até de aproximação entre os dois lados. Principalmente porque quem hoje é sucesso, lá atrás também buscou.

Shows

Semana agitada em Curitiba. Amanhã, a Shed traz a dupla João Neto & Frederico, enquanto o Wood’s apresenta Antony & Gabriel. Na sexta-feira, o Victoria Villa tem como atração Bruninho & Davi. Já a Shed aposta no funk, com Mc Pocahontas. Sábado, é a vez do Victoria Villa trazer o funk de Mc Gui. No mesmo dia, Luan Santana volta a Curitiba e se apresenta no Teatro Positivo.