Saiba mais!

Quarta-feira (21/04) é feriado de Tiradentes. Afinal, quem foi ele?

Tiradentes, uma das principais obras do artista paranaense João Turin
Estátua feita pelo artista paranaense João Turin ficava na Praça Tiradentes, Centro de Curitiba. Foto: Letícia Akemi / Arquivo

Nesta quarta-feira (21) é feriado nacional em homenagem a Tiradentes, um dos principais personagens da Independência do Brasil. Desde 1965 a data é lembrada em homenagem ao herói nacional, que tem seu nome listado no livro de aço do Panteão da Pátria e Liberdade.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Fazenda do Pomball, em Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. O apelido veio de sua profissão, dentista, mas exerceu outras atividades como tropeiro, minerador, comerciante, militar e, especialmente, ativista político. O hoje patrono cívico do Brasil e das polícias militares e civis, Tiradentes foi o principal personagem da Inconfidência Mineira.

O movimento revolucionário foi um dos principais do Brasil na luta pela independência do Brasil da coroa portuguesa. Descoberto, o plano culminou com a prisão, julgamento e morte de Tiradentes, que foi enforcado em praça pública. A partir dali, virou um mártir da causa pela República e, desde então, considerado um herói brasileiro.

Tiradentes dá nome a cidades, praças e escolas por todo o território nacional. Inclusive, Curitiba tem o Colégio Estadual Tiradentes, que fica na Praça 19 de dezembro, e a praça, que é o marco zero da capital, onde fica a Catedral Basílica de Curitiba.

Praça Tiradentes. Foto: André Rodrigues

Feriado

O dia 21 de abril é chamado dia da Inconfidência Mineira ou dia de Tiradentes. Foi neste dia que a realeza portuguesa mandou matar o inconfidente Joaquim José. Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, sancionou a Lei Nº 4 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional.