Comida, vinho e música boa!

Festa em Santa Felicidade! Bairro de Curitiba comemora 145 anos da imigração italiana

Portal do bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Tribuna do Paraná

O tradicional bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, recebe neste fim de semana a Festa de 145 anos da Imigração Italiana. O evento acontece na sexta (24), no sábado (25) e domingo (26) no trecho gastronômico da Avenida Manoel Ribas, entre a Rua Bertila Boscardin e Avenida Toaldo Filho.

LEIA MAIS – Curitiba pode ganhar novo polo gastronômico em bairros; saiba onde

A abertura oficial está marcada para sexta, às 19h30, com apresentação da Banda Lyra e Cantor Italiano. A programação ainda inclui missa solene no palco principal, barracas com comidas típicas da culinária italiana, como frango, polenta, pizza, doces e vinho, apresentações culturais, bandaleira, dança italiana e celta, orquestra, corais e bandas da região.

Traicional festa em Curitiba celebra 145 anos da imigração italiana em Santa Felicidade. - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Fim de semana será de festa em Santa Felicidade. – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A cerimônia de abertura deve contar com a presença do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, além da Administração Regional Santa Felicidade, de vereadores, autoridades, lideranças da região, turistas e moradores.

VIU ESSA? Gangue arromba e furta prédios em bairro nobre de Curitiba, aterrorizando moradores

Promovido pela Comissão Organizadora dos Festejos, formada por entidades do bairro Santa Felicidade, o evento tem apoio estrutural da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria do Governo Municipal (SGM), e suporte logístico da Regional Santa Felicidade. “A Prefeitura é uma grande parceira desta festa tão importante para preservar as raízes da cultura italiana na cidade, com toda a infraestrutura, disposição de barracas, banheiros químicos, palco, iluminação”, destaca a administradora regional, Simone Chagas.

Presença imigrante

Os italianos chegaram em Curitiba em 1872 e em 1878, quando fundaram a colônia Santa Felicidade. A maioria dos imigrantes provem do Norte da Itália e é formada por operários, artesãos, profissionais especializados e comerciantes.

Já os imigrantes com origem no Sul da Itália dedicavam-se à lavoura e introduziram, na capital paranaense, novos implementos agrícolas. Com esse perfil específico de trabalho, vendiam de carroça a produção de hortaliças logo no começo da imigração a Curitiba.

Nesse mesmo período, entre os anos de 1879 e 1896, segundo o Arquivo Público do Paraná, foram contabilizados o registro de 100 mil imigrantes oriundos de desembarques no Porto de Paranaguá, entradas em hospedarias e em núcleos coloniais existentes no território da província do Paraná, a exemplo da colônia de Santa Felicidade.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.