Decoração natalina

Do Centro ao Barigui: veja quatro roteiros de bike para curtir o Natal em Curitiba

roteiros de bicicleta para curtir a decoração de natal em curitiba
Unindo mobilidade e o brilho do fim de ano, roteiros de bike passam por cartões-postais iluminados e outros espaços publicos da cidade. Na foto, a árvore de luz da Praça Oswaldo Cruz, no Centro. Foto: Roberto Couto/SECOM

A Prefeitura de Curitiba divulgou quatro roteiros de bicicleta para moradores e turistas aproveitarem a decoração de Natal da cidade. Os percursos variam de 2,5 km a 17,5 km e são classificados em níveis iniciante, intermediário, desafiador e avançado.

Confira:

Nível Iniciante – 2,5 km
Explore as atrações do Natal de Curitiba 2025 iniciando no Largo da Ordem. Aprecie a decoração no calçadão de pedra do Centro Histórico e nas Ruínas de São Francisco, com destaque para o manto de luz e a árvore da vida com 7,5 mil flores vermelhas. Depois, pedale pela Rua São Francisco até o Passeio Público, para conferir todas as atrações do primeiro parque da cidade, com destaque para o espetáculo da Família Capivara, que vai até 23 de dezembro. Ali, dá para deixar a bike no ponto da empresa Tembici próximo à estação-tubo Passeio Público, para conferir o carrossel e o trenzinho sobre trilhos, ou seguir. Se optar pela segunda opção, contorne o parque, seguindo pela Rua Presidente Carlos Cavalcanti. Na Rua Conselheiro Laurindo, visite as experiências do Natal da Praça Santos Andrade, que reúne dois espetáculos (A Inesquecível Fábrica de Emoções e Abrace o Mundo), trenzinho elétrico e Casa do Papai Noel.

Nível Intermediário – 9,5 km
Inicie no Natal Condor do Passeio Público o percurso. Passe pela Rua Mariano Torres em direção à Rodoferroviária. Vire na Avenida Presidente Affonso Camargo, seguindo para o Natal do Jardim Botânico, que, além da decoração (árvore da vida com 7,5 mil flores vermelhas e estrela de Belém de 30 metros de comprimento), oferece o musical O Sonho do Papai Noel. Retorne ao Passeio Público para ver as atrações e aproveite também para dar uma passada no Natal da Praça Santos Andrade, no Centro.

Nível Desafiador – 14 km
Saindo do Passeio Público, siga a ciclovia sentido Largo Bittencourt (Circulo Militar) e pegue a ciclovia da Rua Mariano Torres. Siga até encontrar a Avenida Sete de Setembro e ali vire à direita. Esta avenida é a Via Calma, compartilhada por carros e ciclistas. A velocidade máxima é de 30 km/h. No meio do trajeto, dê uma parada para apreciar a árvore de luz do complexo esportivo da Praça Oswaldo Cruz, a fachada toda decorada do Shopping Curitiba e as estações-tubo iluminadas com patrocínio da Uninter. Pedale até chegar à Praça do Japão, que oferece uma área verde para o ciclista poder descansar. Seguindo adiante pela ciclovia da Avenida Sete de Setembro, você chegará à Fonte de Jerusalém, também conhecida como Fonte dos Anjos. Vire à direita na Avenida Mário Tourinho e siga pela ciclovia até o Parque Barigui, onde as atrações gratuitas do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível (Parque Mágico e Disney+ Open Air) oferecem uma experiência imersa no universo Disney.

Nível Avançado – 17,5 km
Parta do Natal Condor no Passeio Público pela Praça Gibran Khalil (Memorial Árabe), atravesse o Centro Cívico e veja a árvore de Natal na rotatória em frente ao Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. Siga pela ciclovia até o Parque São Lourenço, passando pelo Bosque João Paulo II, onde há decoração e exposição dos presépios de Cracóvia (aberta até o fim de janeiro). Continue até o Parque das Pedreiras e conclua o desafiante trajeto até o Parque Tingui, apreciando o Memorial Ucraniano e a árvore de Natal de 15 metros. Retorne ao Passeio Público. Mas lembre-se: serão mais 17,5 km de pedaladas.

A Prefeitura recomenda o uso de equipamentos de proteção e respeito às leis de trânsito. As ciclovias da cidade estão iluminadas para facilitar os passeios noturnos, quando as decorações natalinas ficam mais evidentes.

Curitiba tem 300 km de vias exclusivas e compartilhadas para ciclistas. Além das próprias bicicletas, moradores e turistas podem utilizar bikes de aluguel disponíveis em estações pela cidade para realizar os roteiros sugeridos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna