Ousadinhos

Quadruplicou número de homens que procuraram cirurgias plásticas no Brasil

Homem passando por lipoaspiração. Foto: Divulgação / Marcelo Andrade

Os cuidados com a pele e a beleza como um todo passaram a fazer parte do dia a dia dos homens em todo o Brasil. Nos últimos cinco anos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), quadruplicou o número de homens que recorreram a procedimentos estéticos dos mais variados tipos. Em 2012 cerca de 72 mil passaram pelas mãos de cirurgiões, enquanto no ano passado foram 276 mil.

Cada vez mais, eles dividem espaço com as mulheres nas clínicas estéticas e nos consultórios dos cirurgiões plásticos. A vaidade masculina deixou de ser tabu e eles buscam desde procedimentos menos invasivos, como aplicação de toxina botulínica e de preenchedores, a cirurgias mais complexas, entre elas lipoaspiração e plásticas reparadoras.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Lado a lado com a crescente procura dos homens pelas novidades na área da beleza, estão os cirurgiões plásticos, que buscam cada vez mais novas técnicas cirúrgicas e novidades para atender o público masculino. Por esse motivo, a SBCP – Regional Paraná, promove no próximo sábado (1), a VII Jornada Paranaense, com o tema: Cirurgia Plástica em Homens.

“O aumento da procura por procedimentos cirúrgicos estéticos exige atualização constante dos nossos cirurgiões, por isso, sempre atenta às novas tendências, a SBCP-PR oferece oportunidades de imersão para que os profissionais tenham, cada vez mais, conhecimento sobre novos procedimentos e técnicas, levando em conta sempre o que há de mais atual em segurança na cirurgia plástica”, explica Luciano Busato, presidente da SBCP-PR.

As cirurgias de cada idade

Os procedimentos estéticos mais procurados entre os homens variam de acordo com a idade. Um levantamento feito pela SBCP identificou que, da infância até juventude a otoplastia (correção das orelhas em abano) é mais comum. Já na faixa de 20 a 30 anos, a procura fica entre a ginecomastia (cirurgia para correção das mamas masculinas) e a rinoplastia (plástica no nariz). De 30 a 40 anos, os homens se interessam mais pela lipoaspiração, lipoescultura e implantes capilares, este último também entra na faixa de 40 a 50 anos. A blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras) é bastante requisitada por homens com idades de 50 a 60 anos. Acima de 60 anos, a ritidoplastia (lifting facial ou tratamento cirúrgico das rugas do rosto) é a campeã de pedidos.

“Identificamos também que o número de cirurgias reparadoras entre homens, pós cirurgia bariátrica ou grande perda de peso, aumentou bastante. E entre os procedimentos menos invasivos, muitos deixaram para trás o tabu e assumiram a vaidade aderindo à aplicação de toxina botulínica e preenchedores”, afirma Busato.

A SBCP-PR alerta e aconselha que antes de marcar uma consulta, o paciente busque informações sobre o cirurgião plástico nos canais de comunicação disponíveis para consulta. É importante deixar de lado qualquer constrangimento e falar, abertamente, sobre os resultados desejados. O cirurgião tem a obrigação de avaliar a saúde do paciente, solicitando exames pré-operatórios e explicando toda a preparação que deve ser feita antes do procedimento.

Além disso, durante as consultas, o paciente também deve ter acesso a informações sobre quais as técnicas cirúrgicas mais adequadas para ele, o tipo de anestesia usado, o local onde a cirurgia será realizada, os possíveis riscos e os custos envolvidos no procedimento, entre outros.

A VII Jornada Paranaense acontece neste sábado, das 9h às 19h, no Hotel HN Curitiba – The Five, Rua Nunes Machado, 68, Centro – Curitiba. Outras informações podem ser obtidas pelo site dos organizadores.

Guia de Natal da Tribuna: confira as principais atrações natalinas de Curitiba!