Transferidos presos de Paranaguá

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) transferiu, ontem, trinta presos da cadeia de Paranaguá para o Centro de Triagem II, em Piraquara. A delegacia foi palco de seguidos motins dias atrás por causa de falta de água e superlotação – havia 206 detentos em um espaço que comporta 27.

Com a transferência, já somam 40 os presos com sentença, que estavam em situação irregular na cadeia, removidos para presídios. A Sesp informa que pleiteia mais vagas junto à Secretaria de Justiça.

OAB

Ontem, membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) visitaram a cadeia e descreveram a situação como ?caótica?. ?A ventilação é mínima e a temperatura dentro das celas é pelo menos dez graus maior que no ambiente externo?, relata a advogada Gisele Ricobom, membro da comissão. Além disso, falta higiene e o local é propício a doenças, aponta a advogada, com base nas reclamações dos presos, que denunciam ainda falta de atendimento médico.

A comissão elaborará um relatório com sugestões de soluções a serem tomadas pelo Executivo. De imediato, a providência exigida será mais ventilação nas celas.

Voltar ao topo