Scarpellini quer interditar cadeia

O deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, encaminhou na última sexta-feira um pedido de interdição da cadeia da delegacia de Paranaguá ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Tadeu Marino Loyola Costa. No local, superlotado, desenvolveu-se um surto de tuberculose, que já atingiu 32 detentos. Destes, 18 já foram encaminhados para o Hospital de Piraquara. Devido ao problema, a juíza Patrícia Gomes até suspendeu temporariamente as audiências com os presos, temendo o contágio.

?A situação caótica do local propiciou o alastramento da doença. A cadeia, que tem espaço para 20 pessoas, estava com 198 presos na semana passada?, denuncia Scarpellini. A superlotação e as péssimas condições físicas do local – não há ventilação ou entrada de sol – viraram motivo de indignação dos políticos. ?É desumano. Não queremos impunidade, mas o que está sendo praticado é pena de morte por asfixia e disseminação de doença?, diz o deputado.

Para a próxima terça-feira, o TJ vai indicar um membro do Poder Judiciário para fazer parte da comitiva que tentará a interdição da cadeia. A denúncia do caso já foi feita à Anistia Internacional.

Voltar ao topo