Tráfico

Preso braço-direito de megatraficante

O braço direito do traficante Eder de Souza Conde, 34 anos, que já foi considerado o “Fernandinho Beira-Mar do Paraná”, preso terça-feira pela Polícia Federal (PF), foi detido, ontem, na Cidade Industrial.

Luiz da Silva Pinto, o “Verê”, 34 anos, tido como o gerente financeiro da quadrilha, foi pego em sua casa, na Rua São Miguel Fabris Cordeiro, embalando buchas de cocaína. “Verê” já tinha sido preso em 2005, durante a Operação Tentáculos, quando também Eder foi detido.

Segundo explicou o delegado Wagner Mesquita, da PF, com a divulgação da prisão de Eder, muitas informações começaram a chegar sobre “Verê”. A polícia conseguiu mandado de busca e apreensão para a casa do suspeito.

“Nós o pegamos embalando a droga, sentado num sofá e assistindo filme pornô. Ele ainda tentou pular o muro”, disse Mesquita. Ele explicou que o entra e sai de motoqueiros buscando drogas no local era intenso.

Caixilho

A polícia também tinha a informação que, em frente à residência de “Verê”, uma casa como depósito da quadrilha, que estava guardado por dois rottweilers. Os policiais desconfiaram da espessura do caixilho novo da porta, na casa simples.

Dentro da parede, foram encontrados R$ 70 mil em dinheiro, 20 quilos de cocaína, quatro pistolas, um fuzil, dois revólveres, uma caixa com munições, colete balístico, miras laser, silenciadores, balaclavas, balança de precisão, jóias, material para transformar cocaína em crack e um livro, com o balanço financeiro do tráfico. Na contabilidade havia, inclusive, anotações da quantidade de entorpecente que cada motoqueiro levava da casa e onde a entregaria.

Reincidentes

Em 2005, a Operação Tentáculos, que uniu as Polícias Militar, Civil e Federal, além do Ministério Público, prendeu mais de 30 suspeitos com tráfico e quadrilha de extermínio, responsável pela morte do major Plocharski, do 13.º BPM. Pouco tempo depois, todos foram soltos. “Verê” ficou três meses detido na Divisão de Narcóticos (Dinarc), por associação ao tráfico de drogas.

Eder foi preso terça-feira, em sua mansão, no bairro Alphaville, em Pinhais, junto com a namorada, Suzimara Steff, que tirou o segundo lugar no concurso Miss Curitiba 2010. Ela assumiu que participava do esquema de tráfico com o namorado.

Eder seria levado ontem para a Penitenciária de Catanduva, no interior do Paraná, mas com o resultado da nova investida da PF, a remoção foi adiada. Hoje, a PF tenta uma vaga no sistema prisional para “Verê”.