Polícia libera refém e apreende armas e veículos na RMC

A Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), da Companhia de Polícia de Choque liberou, na tarde de segunda-feira (26), um refém e apreendeu uma pistola calibre 380, marca Taurus, e três veículos, após acompanhamento tático a três homens armados que sequestraram um empresário no bairro Fazendinha, em Curitiba, pouco tempo antes. “Os homens exigiam R$ 10 mil para a liberação da vítima”, disse o Comandante da Rone, tenente João Galeto Alves.

De acordo com o policial, os suspeitos ocupavam um veículo VW/Polo, cor prata, (sem alerta de furto/roubo) no momento em que abordaram o empresário, que por sua vez, estava em um automóvel Renault/Scenic de cor prata, no qual foi feito refém. “O carro da vítima foi abandonado na Vila Itatiaia. Os sequestradores permaneceram rodando com o refém e ligando para a família exigindo o resgate”, afirma Alves.

Cerca de uma hora depois, de acordo com a PM, na localidade de Colônia Cristina, em Araucária, o trio tomou de assalto um Ford/Fiesta de cor vermelha, e abandonaram o Polo. “Em seguida o Fiesta apresentou problemas mecânicos e foi trocado por um Fiat/Uno, de cor azul, também roubado por eles”, revela Alves.

Depois de Colônia Cristina, o grupo seguiu com o empresário para Campo Largo (Região Metropolitana) de Curitiba), área de abrangência do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Policiais da cidade, no Bairro Ferraria, avistaram o veículo Uno. Durante tentativa de abordagem o carro fugiu. Na Rua Mato Grosso, próximo ao número 6.300, os três homens abandonaram o veículo e o refém e começaram a atirar contra a PM. “A vítima estava protegida dentro do carro e ninguém ficou ferido”, conta o comandante da Rone.

Em seguida, os suspeitos se esconderam em um matagal. Uma equipe da Rone deparou-se com eles, houve um segundo confronto e, segundo a PM um suspeito, aparentando 30 anos e sem identificação, foi ferido. “Acionamos o Siate, ele foi atendido, mas entrou em óbito no local; com ele foi apreendida a pistola; os outros dois envolvidos não foram encontrados”, conta Alves.

A arma e os veículos foram encaminhados para a delegacia local. “O importante nesta ação é que o refém foi resgato com vida e sem ferimento e, neste momento já se encontra com sua família novamente”, disse Alves. “É importante destacar o apoio do 17° BPM na ação, pois somente com integração entre as unidades é possível realizar as atividades com sucesso”, diz o tenente.