Operação resulta na apreensão de 11 veículos irregulares

Operação policial em União da Vitória, sul do Estado, apreendeu 11 veículos com chassi adulterado, em oficinas e revendas de veículos da cidade, um deles era roubado e outro, furtado. O trabalho reuniu, na quarta e quinta-feira (12 e 13), 39 policiais civis e militares, incluindo quatro investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba. Seis pessoas foram presas.

O delegado da 4.ª Subdivisão Policial (SDP) de União da Vitória, Nagib Nassif Palma explicou que o objetivo era contribuir para que os consumidores não fossem lesados ao comprar produtos de origem ilícita. “Mesmo assim, recomenda-se que as pessoas tenham o máximo cuidado ao adquirir veículos ou suas peças, a fim de não obter um produto oriundo de crime”, afirma.

A ação conjunta entre as polícias teve como alvo as oficinas mecânicas, revendas de veículos e autopeças. Conforme explicou o delegado, empresas dessa natureza podem favorecer práticas ilegais. Palma deu como exemplo, pessoas que usam os estabelecimentos de “fachada” para vender peças furtadas ou roubadas, além de automóveis adulterados, “alimentando assim de forma direta ou indireta o crime organizado, tráfico de drogas e outras práticas ilícitas”.

A ação resultou na vistoria e fiscalização de 29 estabelecimentos. Seis pessoas foram detidas e levadas a 4.ª SDP e serão indiciadas por receptação qualificada, que prevê de 3 a 8 anos de detenção. Dos 11 veículos apreendidos, um possuía queixa por roubo e outro por furto. Os automóveis foram recolhidos para SDP, onde deverão passar por uma perícia minuciosa, a fim de se saber a sua origem.

Operações como esta são desenvolvidas pelo Comando da Polícia Militar (2.ª CIDPM) e pela 4.ª SDP da Polícia Civil, que envolve ações pontuais em diversas linhas de frente no combate aos diversos crimes, tanto do ponto de vista preventivo quanto repressivo. “Busca-se garantir, além da segurança propriamente dita, o aspecto psicológico e pedagógico da sensação de confiança e segurança, com uma polícia integrada, presente e atuante”, acrescentou o delegado.