Operação Fronteira apreende drogas e armas

A Companhia de Polícia de Choque, enviada a Foz do Iguaçu em apoio à Força Alfa e outras unidades da Polícia Militar, vistoriou, até terça-feira (04), 54 locais da região na chamada Operação Fronteira. Foram abordadas 3.235 pessoas, das quais 27 foram detidas e um menor apreendido.

Os dados constam dos relatórios da Companhia de Choque e do Comando do Policiamento do Interior (CPI), divulgados nesta segunda-feira (3). As atividades, que foram realizadas entre os dias 17 de julho e 4 de agosto de 2009, resultaram também na vistoria de 421 veículos, sendo que três deles foram recuperados e 21 apreendidos.

Ainda de acordo com o relatório, 315 pedras de crack, 49 de cocaína, seis armas de fogo, além de um pouco de maconha e 63 caixas de agrotóxicos também foram apreendidos. Durante o período, a polícia também vistoriou 16 caminhões, sendo um apreendido, 130 motos, e 74 ônibus, 14 deles encaminhados.

Além de Foz, Jupira, Medianeira, Céu Azul, Itaipulândia, Matelândia, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Porto Belo, Estrada de Guarapuava, Estrada de Pato Branco, Missal e todas cidades circunvizinhas foram palco de diversas operações.

Dentre todas as operações da Companhia, duas se destacaram pela participação dos cães farejadores Lopus e Beta. Eles foram os agentes principais para que os policiais apreendessem nove quilos de droga (oito de maconha e um de crack) na região Oeste do Paraná.

Uma delas aconteceu em um posto de gasolina, na região de Céu Azul, quando um ônibus se dirigia para Santa Catarina, na tarde do último dia 30 de julho. Nele estava um adolescente com oito quilos de maconha. Lopus farejou uma mala e, no fundo falso, encontrou o entorpecente.

Na madrugada do mesmo dia, no posto da Polícia Rodoviária Federal de Matelândia, quando os passageiros desceram de um ônibus, o motorista ateou fogo no veículo.