Operação fiscaliza venda clandestina de fogos de artifícios

Coordenados pela Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), policiais civis de todo o Estado realizam, desde o mês passado, uma megaoperação visando fiscalizar o armazenamento e a venda clandestina de artifícios pirotécnicos, muito utilizados nas festas de Natal e Réveillon.

Somente nas fiscalizações na capital, região metropolitana e litoral, foram apreendidos 300 quilos de fogos de artifício nos últimos dias. “A operação segue, principalmente no interior e no litoral, pois agora teremos o Carnaval e com ele a utilização de artifícios pirotécnicos volta crescer”, contou o delegado Alfredo Dib Júnior.

Dib explicou que todo o trabalho feito no Paraná é orientado pela Deam, que é, dentro da Polícia Civil, a responsável por fiscalizar esse tipo de produto. “Com apoio de policiais do Cope e o trabalho dos nossos policiais aqui da Deam, apreendemos cerca de duzentos quilos de fogos de artifício em Curitiba e região”, contou.

Os policiais civis que estão no litoral participando da Operação Verão Paraná 2013/2014 também realizam fiscalização e nos últimos dias apreenderam cerca de cem quilos de fogos de artifícios.

“Felizmente, esse ano, em Curitiba, o número de pessoas feridas com fogos de artifício na virada do ano foi menor do que no Réveillon passado”, informou Dib, destacando que além do trabalho de fiscalização feita pelo Estado, a imprensa teve grande participação neste resultado. “A ampla divulgação pela imprensa dos riscos oferecidos pelos artifícios pirotécnicos e os cuidados que se deve tomar com eles ajudaram a chegar até esta redução”, disse o delegado.

Dib lembrou que o trabalho contínuo de fiscalização fez com que menos pontos de venda clandestinos aparecessem. “No ano passado, neste mesmo período, apreendemos uma tonelada de fogos”, lembrou Dib.