Tendência de aumento

Número de homicídios sobe 4,7% em Curitiba e região

O ano passado foi tranquilo para a segurança pública na grande Curitiba, com queda de 14% no número de assassinatos, em comparação a 2012. No entanto, nos três primeiros meses de 2014 ocorreram 399 mortes, 4,7% a mais que no mesmo período do ano passado (381). Na comparação entre os primeiros trimestres desde 2010, os crimes com morte reduziram 32,7%.

Nesta edição, também é registrada a quantidade de mortes para cada grupo de mil habitantes. Em números absolutos, as cidades com mais morte são Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Almirante Tamandaré, Piraquara, Araucária e Fazenda Rio Grande. Na proporção por mil habitantes, Almirante Tamandaré é a cidade mais violenta da RMC. Com 103.204 moradores, teve 0,27 mortes para cada mil pessoas (146 assassinatos no total, em números absolutos).Curitiba, sempre é a primeira em números absolutos, ficou em 13.º lugar no ranking de crimes por mil habitantes.

Bairros

O ranking de bairros de Curitiba fica diferente se avaliados os números totais e a proporção por mil habitantes. A Cidade Industrial, que lidera em números absolutos, fica em 8.º lugar se levada em conta a população. O bairro, que tem 172.669 moradores, registrou 0,19 mortes para cada mil pessoas. No comparativo dos últimos cinco primeiros trimestres, a queda no número de homicídios chegou a 39%. No comparativo de crimes para cada mil habitantes, o bairro mais violento foi o Caximba, com média de 1,11 mortes para seus 2.522 moradores.

A fórmula usada para o cálculo por mil habitantes foi retirada do “Manual de Interpretação de Dados Criminais da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo”. A população utilizada é do Censo de 2010, do IBGE. Confira abaixo a tabela com os bairros e cidades.

Resposta

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informa que a metodologia utilizada pelo Manual de Interpretação de Dados Criminais da Secretaria de Segurança de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (27) no jornal Tribuna do Paraná, é diferente da utilizada pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública, responsável pela divulgação dos dados oficiais da pasta.

Na metodologia utilizada pelo Manual de Interpretação de Dados Criminais da Secretaria de Segurança de São Paulo são contabilizados os números de casos e não de vítimas, diferente a metodologia adotada pelo Estado. No Relatório de crimes relativos a mortes, as informações relativas a roubo seguido de morte (latrocínio) e lesão corporal seguido de morte também são divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná em cada um dos 399 municípios e na capital, em cada um dos 75 bairros.

Confira os 22 bairros mais violentos de Curitiba.

Saiba quais são as 13 cidades mais violentas da região metropolitana de Curitiba.