Narcodenúncia amplia serviço

Os bons resultados obtidos através do fone 181 – o Narcodenúncia – motivaram a ampliação do atendimento, que se restringia apenas a denúncias quanto ao tráfico de drogas. Até o final deste mês, as centrais de operações, que atendem os 399 municípios do Paraná, também registrarão casos de violência contra crianças e adolescentes.

Em entrevista coletiva realizada ontem, no Quartel do Comando Geral, o tenente coronel Jorge Costa Filho, do Comando de Policiamento da Capital (CPC) disse que nos próximos dias os atendentes irão começar a receber treinamento, para a nova demanda. "O treinamento é diferenciado, pois o questionamento aos denunciantes é outro. Eles serão preparados para fazer perguntas que identifiquem se a situação é real ou se se trata de trote. O trabalho será feito com a a ajuda dos conselhos tutelares", explicou o policial.

O primeiro passo para a implantação do projeto, que conta com o apoio do Ministério Público e da Secretária da Justiça e da Cidadania, será notificar todos os crimes que ocorrem contra as crianças e o adolescentes. "A linha 181 receberá as denuncias e as encaminhará aos conselhos tutelares. Por isso abriremos o leque de informações sobre estes crimes, o que nos trará uma visão real do que vem acontecendo em relação a estas vítimas", explicou o oficial.

Narcodenúncia

O telefone 181-Narcodenúncia – começou a funcionar em junho de 2003, tendo as centrais de atendimentos instaladas em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco. As estatísticas feitas pelo programa revelam que houve um aumento gradativo no combate ao tráfico de drogas, em especial quanto as apreensões de drogas. Através de denúncias, no segundo semestre de 2004 foram aprendidos 394 quilos de cocaína. Durante o ano seguinte este número subiu para 437 e somente no primeiro semestre deste ano já atingiu 617 quilos apreendidos. O aumento das apreensões também é visível quanto à maconha e ao crack. "Isso não significa que houve um aumento no consumo de drogas, mas que os policiais estão mais preparados para combater o tráfico e que as denúncias estão surtindo ótimos resultados", finalizou o policial.

Voltar ao topo