Motorista morre eletrocutado em Rio Branco do Sul

O motorista João Antônio Furquim, 37 anos, morreu eletrocutado ao tentar ajudar o colega de trabalho que havia enroscado a caçamba do caminhão que dirigia nos fios da rede de alta-tensão.

O acidente aconteceu por volta de 10h de ontem, no pátio da indústria de minérios onde os dois trabalhavam, na Rodovia dos Minérios, bairro Santaria, em Rio Branco do Sul.

O colega de João, Fábio Mendes Torques, 25, foi projetado da cabine do caminhão, mas sofreu ferimentos leves. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco do Sul.

Segundo o agente Bonfim, do Bombeiro Comunitário da Defesa Civil de Rio Branco do Sul, Fábio estacionou o Scania AHM-2624, na entrada do pátio. Ele ergueu a caçamba para que ela secasse antes de enchê-la com calcário e não teria percebido que estava sob os fios de alta-tensão, nos quais a caçamba se enroscou.

Ao perceber o perigo em que o colega se encontrava, João desceu de seu caminhão, que estava estacionado nos fundos do pátio, e foi tentar acionar a válvula para descer a caçamba.

Como o caminhão estava isolado pelos pneus, quando subiu no estribo do veículo para abrir a porta da cabine, João entrou em contato com a parte metálica e recebeu uma descarga elétrica de 13 mil volts.

Segundo o agente Bonfim, ele teve 70% do corpo queimado e morreu na hora. Fabio conseguiu abrir a porta e foi projetado para fora do veículo após sofrer choque. Ele ficou consciente no local até ser socorrido.

Inconformado com o acidente, Giovani Tadeu Brito, 32, colega de trabalho das vítimas, disse que João morava em Itaperuçu e há 10 anos trabalhava na empresa.

Ele era casado e tinha um filho adolescente. Segundo Giovani, Fabio é funcionário da indústria há cerca de 3 anos, mas há apenas três meses estava na função de motorista.