Mais vagas penitenciárias

O Sistema Penitenciário do Paraná aumentará o número de vagas em cerca de 160%. Durante a reunião do secretariado de ontem, o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, anunciou que serão criadas mais 10.683 vagas até 2006. No início do governo atual havia 6.529 vagas nas unidades prisionais do Estado.

O governo vai construir 11 novas penitenciárias, sendo oito delas com recursos do governo estadual e três em parceria com o governo federal. Paralelamente a essa ampliação da capacidade do Sistema Penitenciário, vários programas estão sendo implantados visando a ressocialização do preso e sua inserção na sociedade. A preocupação é reduzir o índice de reincidência, que representa aumento de custos para o Estado. Segundo Parzianello, no período de 10 anos, um preso custa cerca de R$ 200 mil. ?Na reincidência, esse custo é totalmente desperdiçado?, afirmou.

Trabalho

Nas penitenciárias do Estado, o tratamento penal contempla diversos fatores importantes para a reinserção do preso, como disciplina, trabalho, estudo, religião, assistência à saúde, jurídica e social. Parzianello destacou também a importância da participação da comunidade na reintegração social dos presos. Citou como exemplo a participação de instituições de ensino do Estado e outras entidades que oferecem cursos profissionalizantes e atividades culturais e religiosas. Um dos exemplos é a Colônia Penal Agrícola, que mensalmente oferece aos seus internos cursos sobre agricultura ou criação de animais e, neste mês, promove o curso de floricultura.

Voltar ao topo