Líder comunitário é assassinado com três tiros

O presidente da Associação de Moradores da Vila Pantanal, Dirceu Domingo Fernandes, 54 anos, o “Dirceu do Pantanal” foi assassinado a tiros, na manhã de ontem. O corpo foi achado no aterro de caliça da Cohab (Companhia de Habitação do Paraná), na entrada da vila, uma área de ocupação irregular no Alto Boqueirão.

Átila Alberti/Reprodução
Dirceu era ameaçado.

É possível que o crime tenha relação com a administração do aterro pela associação. Segundo o delegado Hamilton da Paz, titular da Delegacia de Homicídios, até o fim do dia não havia hipótese para o assassinato. Porém, comentou-se que Dirceu era ameaçado de morte.

A mulher de Dirceu, Deise Siqueira, 34 anos, contou, no local do crime, que o marido saiu de casa por volta de 8h30 para ir trabalhar no aterro. Uma testemunha completou que Dirceu chegou, de carro, com o filho, de 13 anos, e outro garoto, e um rapaz de bicicleta encostou ao lado do veículo. Ele e Dirceu desceram até um barraco, onde funcionava um “escritório”.

Estampidos

Instantes depois, o pessoal que trabalhava no aterro, onde serão construídas casas para assentar famílias que moram na vila, escutou os tiros. O filho de Dirceu correu e encontrou o pai morto no barraco. O suspeito foi visto deixando o local, de bicicleta, e com a arma em punho.

Por volta de 10h, equipes da Guarda Municipal isolaram o local até a chegada da Delegacia de Homicídios. O guarda Carlos Afonso apurou que Dirceu foi morto com três tiros, dois na cabeça e outro no pescoço. No local, havia três cápsulas de pistola.

Luta

A mulher de Dirceu disse que não tem ideia de quem possa ser o assassino. “Ele sempre lutava pelas causas da comunidade, mas sempre tinha quem discordava dele”, contou. Dirceu ficou à frente da associação por seis anos e estava em seu segundo mandato.

Além de líder comunitário, trabalhava com reciclagem de metais. Na eleição passada, ele foi candidato a vereador pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). Ele era casado com Deise há 19 anos. Além do filho de 13 anos, era pai de um menino de 15 e duas garotas, de 18 e 19 anos.