Criminoso em dois países

Ladrão de carros que roubava no Brasil e no Japão é preso

Foi preso por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) um ladrão internacional de carros, flagrado na Vila Torres, desmanchando um Peugeot 306, placas AZZ 0988. A cadeia não é novidade para o ladrão, mas o que ele não esperava era ter de encarar uma carceragem bem diferente do que estava acostumado.

Por quatro anos, Renato Shoji Yamamoto, de 32 anos, cumpriu pena no Japão, na cidade de Nagoya, também por roubo de carro.  Mas lá, apesar da rigidez do sistema, se acostumou a um tratamento quase individualizado.

A lotação não agradou em nada aqui. “É bem diferente, aqui é cheio”, brinca o detento. Ele nega que tenha cometido o crime no Brasil, alegando que apenas estava retirando o alarme do carro, ação que fazia parte do seu trabalho.

Renato também diz ter sido injustiçado no caso registrado no Japão. “Ele foi reconhecido pela vítima que teve o carro roubado no posto do Batel. Mas o que chama atenção é que ele morou 11 anos no Japão e cumpriu quatro de prisão”, destaca o delegado da DFRV, Renato Bastos Figueroa.

A delegacia investiga agora se há envolvimento da oficina mecânica em que o japonês trabalhava. “Também iremos encaminhar seus dados e foto ao setor responsável da Polícia Federal para que verifiquem a existência de outras pendências criminais dele no oriente”, acrescenta o delegado.