Julgamento de Valentina vai para o sexto dia

O julgamento de Valentina de Andrade, 73 anos, vai para o sexto dia e promete ser um dos mais longos júris do Brasil. A mulher é acusada de ser a autora intelectual de assassinatos e castrações de meninos, ocorridos em Altamira (PR), entre 1989 e 1993. Ela é uma das líderes da seita Lineamento Superior Universal (LUS) e teria escrito o livro “Deus, a grande farsa”.

Segundo o advogado de Valentina, Cláudio Dalledone Júnior, é por causa dessa obra que a ré está sendo julgada. Neste fim de semana foram lidos os capítulos e uma análise do livro. “Provamos ao jurados que a seita não tem nada de satanismo e muito menos professa contra Deus”, disse Dalledone, que acredita que sua cliente está sendo alvo de perseguição ideológica. “Não existe nada que a ligue aos homicídios das crianças”, afirmou.

Sobre a fita de vídeo, na qual integrantes da seita estariam preparando um ritual de magia negra, o advogado contesta, dizendo que tudo não passou de uma brincadeira. “Foi uma espécie de brincadeira, durante uma sessão da seita”, defendeu Dalledone. A sede da LUS é na Argentina.

Até agora, quatro pessoas (dois médicos, um comerciante e um ex-policial militar) foram julgados e condenados pelos crimes. O júri está sendo realizado no Tribunal da Justiça, em Belém (PA).

Voltar ao topo