Só o susto

Jovens perdidos na Serra do Mar são resgatados

Os dois jovens que estavam perdidos na Serra do Mar foram resgatados na noite de quarta-feira, pelos bombeiros. O Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) localizou os dois adolescentes, à tarde, em uma trilha do Morro Camapuã.

“Inicialmente fizemos contato por apitos e gritos e os localizamos”, comentou o tenente Luis Eduardo Zarpelon, um dos responsáveis pela equipe de resgate. “Tivemos que abrir trilhas para chegar até a encosta a 300 metros do rio, onde eles estavam.”

Calmos

Apesar do clima frio da região e o tempo que estavam perdidos, os dois estavam bem. “Eles estavam alimentados e hidratados. Eles permaneceram calmos e fixaram acampamento, o que ajudou, e muito, a serem localizados pela equipe”, informou Zarpelon.

Os bombeiros foram avisados do desaparecimento dos dois amigos na manhã de segunda-feira pela família. Eles foram para a região da Serra do Mar no domingo, onde fariam uma trilha entre o Pico Paraná e o Morro Siririca. A previsão era que eles voltassem na segunda-feira.

Clima

Valéria Auada

Segundo Maria de Lourdes, presidente do CPM, o principal erro dos dois jovens foi não se informarem sobre a previsão do tempo. “Na mata, quando o tempo fecha há neblina e não se enxerga nada. Para quem é montanhista a chuva é nada. Só que quem não conhece a trilha, o nível de dificuldade aumenta três vezes”.

O montanhista Henrique Paulo Schmidlin, o Vitamina, que começou a praticar o montanhismo na década de 40, conta que a neblina já o deixou em apuros na mata.

“Cheguei a andar de gatinhas para saber onde estava o retorno. Demorei umas duas horas para encontrar a saída. A natureza me pegou desprevenido, com a inversão térmica”, recorda. Para Vitamina, a principal falha dos jovens foi a falta de conhecimento da área.

Cuidados básicos nas montanhas


Valéria Auada

Para aventurar-se na natureza é preciso alguns requisitos básicos, principalmente quando se encontrar em apuros como aconteceu com os dois jovens que se perderam na Serra do Mar.

A presidente do Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), Maria de Lourdes Santos Klos, recomenda que antes de tudo é necessário conhecer a montanha ou estar com pessoas que a conheçam.

Ela orienta a quem quer praticar montanhismo que avise familiares e amigos sobre onde está indo e quando pretende voltar, leve bússola, GPS, celular, lanterna, roupas adequadas para o clima, alimentos energéticos e barraca e se informe sobre a previsão do tempo.

Curso

O Clube Paranaense de Montanhismo oferece curso gratuito aos associados. É ensinado como sobreviver na mata e primeiros-socorros, entre outras orientações. O CPM tem parceria com o Gost que ajuda nos cursos de orientação. O clube faz reuniões todas as quartas-feiras, às 19h30, na Rua Flávio Dallegrave, 5.044, Boa Vista. O telefone é 9671-5996.