Investigador baleado por trio que roubou ônibus

Três rapazes assaltaram um ônibus da linha Interbairros II no Capão da Imbuia e balearam um policial civil que tentava impedir a fuga do trio, às 21h30 de quarta-feira. O investigador José Paulo Kanopa, 46 anos, lotado no 12.º DP (Santa Felicidade), foi atingido no ombro. Pouco mais tarde, os três acusados foram detidos pela Polícia Militar.

Passageiros assustados e o cobrador contaram que os assaltantes embarcaram no terminal daquele bairro e, na esquina das ruas Professor Nivaldo Braga e Osmário de Lima (dois pontos depois), deram voz de assalto. “É hora de fechar o caixa”, disseram, mostrando as armas e obrigando o cobrador a entregar o dinheiro do caixa e o que levava consigo, além de vales-transporte – totalizando R$ 127. Quando saíram pela porta de trás, o policial, que estava de folga e voltava para casa, no Bairro Alto, desceu junto. “Enquanto ele retirava a arma da bolsa para dar voz de prisão a um dos assaltantes, um outro veio por trás do ônibus e atirou”, disse o delegado Rubens Recalcatti, titular do 12.º DP, que acompanhou a situação e enalteceu o trabalho posterior da Polícia Militar. Três disparos foram efetuados – apenas um atingiu José Paulo, que foi atendido pelo Siate e levado ao Hospital Cajuru. O policial ainda atirou uma vez na direção dos ladrões, sem acertá-los.

Cerco

Populares que assistiram a tudo disseram que dois jovens se juntaram aos assaltantes, vindos de uma praça com campo de futebol, na esquina oposta, um deles com uma bicicleta barra-forte vermelha. Policiais militares do Regimento de Polícia Montada, RPMont, e da Rone, Ronda Ostensiva de Natureza Especial, além de uma viatura do 12.º DP patrulharam a região, procurando os assaltantes em matagais e bueiros perto do Estádio Pinheirão. Um garoto de 14 anos foi detido, depois de atirar contra a viatura.

Às 2h, um táxi Gol parou no bairro do Batel e foi abordado pela Rone. Os policiais revistaram os dois passageiros e encontraram uma garrucha em poder de Paulo Roberto Lima, 21 anos, o que lhe rendeu a detenção por porte ilegal de arma. Em contato com a central, descobriu-se que dois rapazes com as mesas características haviam assaltado o Interbairros. Paulo e o garoto, de 16 anos, que portava um revólver calibre 32, confessaram o delito.

Paulo, morador do Santa Cândida, saiu há menos de um mês do 11.º Distrito Policial (CIC), onde cumpriu pena de dois anos e meio por assalto a veículo. “O garoto preso antes de nós foi quem atirou. Minha garrucha estava sem munição”, disse Paulo, afirmando que ficou com apenas R$ 5 do roubo. Ele foi encaminhado ao 6.º DP (Cajuru) e os outros dois, à Delegacia do Adolescente. O policial Kanopa recebeu alta na manhã de ontem.

Voltar ao topo