Internet ajuda a prender suspeitos de incêndios

A partir de informações do site de relacionamento orkut, policiais do Gerb (Grupo Especial de Reservado de Busca) do 17.º Batalhão da Polícia Militar detiveram, ontem, três suspeitos de atear fogo num colégio e num ônibus no Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, na manhã de segunda-feira.

Rodrigo Alves da Silva, 18 anos, e dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram localizados por volta das 11h, no Jardim Alegria. Um soldado do Gerb, que participou da prisão e não pode ser identificado, contou que denúncias anônimas revelaram o apelido de um dos adolescentes.

A partir dessa informação, a polícia encontrou a página dele no orkut. No site, há fotos em que o garoto aparece exibindo um revólver e escreve frases em que se vangloria de crimes.

Crimes

Segundo o policial, os detidos atearam fogo na Escola Estadual Ipê, onde estudaram e num ônibus de linha da Auto Viação São José. “Eles queriam roubar os passageiros. Mas como todo mundo saiu correndo, não teriam conseguido efetuar o crime”, contou o PM.

Com base na análise das fotos no orkut, os policiais reconheceram o local onde residiriam os vândalos. Na manhã de ontem, a equipe patrulhava a Rua Bartolomeu Lourenço quando avistou o trio, que tentou se esconder atrás de uma casa, mas foi capturado.

O trio foi reconhecido por testemunhas como autores do incêndio e de outros assaltos, de acordo com o policial. Elas afirmaram que os detidos fazem parte de uma gangue que aterroriza os jardins Ipê e Alegria.

A arma exibida na internet não foi encontrada. Os menores foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente e Rodrigo, para a delegacia de São José dos Pinhais.