Fugas frustradas em dois DPs

Duas tentativas de fuga foram frustadas ontem. Presos do 11.º Distrito (Cidade Industrial) e do 12.º Distrito (Santa Felicidade) serraram as grades das celas das carceragens. Os dois distritos, responsáveis por abrigar todos os presos autuados em flagrante em Curitiba, juntamente com o 7.º DP (Vila Hauer) estão superlotados. Ontem, 160 presos ocupavam as celas do 11.º DP, que tem capacidade para 40. A situação não era diferente no 12.º DP, onde havia 120 homens em um local apropriado para 30. O 7.º DP, que está com o xadrez interditado há anos, abriga 90 detentos.

O advogado Dálio Zippin Filho, membro do Conselho Penitenciário, informou que já avisou as autoridades sobre a situação crítica nas delegacias. ?É um barril de pólvora, que está prestes a explodir. O governo abriu 100 vagas, mas não é suficiente.?

Zippin sugeriu que a Prisão Provisória de Curitiba, no Ahú, que foi desativada, abrigasse os presos das delegacias temporariamente, até que fossem construídos novos presídios, ou para que as carceragens dos distritos fossem reformadas.

Voltar ao topo