Executado com quatro tiros em Campo Largo

Apontado como um dos maiores quadrilheiros do sul do país, Walter Dal Toso Júnior, conhecido como ?Mestre?, 46 anos, foi executado com quatro tiros na manhã de ontem pelo seu melhor amigo, Israel Augusto Criminácio, 22 anos. Eram 9h, quando o rapaz chegou na casa de ?Mestre?, na Rua Octávio Lopes, Nova Trento, em Campo Largo. Ele bateu na porta da residência luxuosa e, ao ser atendido pela mulher do ?Mestre?, a empurrou. Com uma arma em punho, avisou: ?Não vim para te matar, vim para matar ele?. Em seguida, se dirigiu ao quarto, atirou contra o amigo e saiu correndo.

Apavorada, a mulher pediu ajuda ao Samu (Serviço de Atendimento Médico a Urgência) e ?Mestre? foi levado ao Centro Médico de Campo Largo, onde chegou sem vida. O investigador Marcos Gogola, da delegacia de Campo Largo, disse que funcionários do hospital comunicaram que um homem havia sido assassinado. ?Eu e o superintendente Jucelino Bayer fomos até o hospital e o reconhecemos?, contou Gogola. Ele disse que aguarda a apresentação de Israel para saber o motivo do crime. ?Se ele não se apresentar, vamos solicitar a prisão preventiva?, avisou.

Antecedentes

O investigador informou que ?Mestre? era foragido desde novembro de 2004, quando sete pessoas, suspeitas de pertencer à sua quadrilha, foram presas. Na época, o grupo ficou conhecido por asaltar mansões. ?Mestre? conseguiu escapar do cerco policial em sua chácara, naquela época. Segundo a delegacia de São José dos Pinhais, ?Mestre? liderava pelo menos cinco grupos de criminosos em São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

?Mestre? também era proprietário de uma empresa de turismo e de uma factoring, também em São José dos Pinhais. Na época, a polícia apurou que, através dos negócios lícitos, ele levantava o poder aquisitivo das futuras vítimas. Depois, contratava marginais e entregava uma espécie de dossiê contendo dados, rotina e bens das vítimas.

Desvios da vida

Walter tinha tudo para ser um cidadão de bem. Vindo de uma família classe média alta, que ocupava uma bela casa no Parolin, ele teve uma infância privilegiada, adornada com os melhores brinquedos da época. Tornou-se um adolescente tímido. Estudou em colégios particulares, andava com roupas da moda, mas, não se sabe em que momento da vida, desviou o caminho, enveredando para o crime. Dotado de grande inteligência, usou seus conhecimentos para organizar assaltos milionários. Só não conseguiu imaginar que seu fim viria pelas mãos do melhor amigo.

Voltar ao topo