Esclarecida colisão que matou taxista e passageiro

A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) já sabe como aconteceu o acidente que matou o taxista Edson Salvador de Lara, 49 anos, e o passageiro Ricardo Possoli Filho, 62, na madrugada do dia 9, no Juvevê.

De acordo com o delegado Armando Braga, titular da Dedetran, as duas testemunhas declararam que o taxista, que trafegava em baixa velocidade pela Rua Augusto Stresser, avançou o sinal vermelho, na Rua José de Alencar.

Na tentativa de desviar o táxi, Leonardo Brandalise Kucinski, 19, invadiu a calçada com sua Mitsubishi, derrubou o semáforo, rodou na pista e, devido à alta velocidade, atingiu o táxi.

As imagens da câmera de segurança de uma casa naquele cruzamento mostram que às 2h16, a Mitsubishi passa em velocidade muito superior à dos outros carros.

Ultrapassagem

As testemunhas foram arroladas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito no local do acidente. Uma delas é vista no vídeo sendo ultrapassada por Brandalise segundos antes da colisão. A outra estava atrás do táxi. Motoristas de quatro veículos testemunharam o acidente, mas não prestaram depoimento.

O vídeo foi encaminhado para perícia. A equipe de investigação aguarda os laudos do Instituto de Criminalística para encerrar o inquérito e espera, neste período, que outras pessoas que tenham informações sobre o caso compareçam na delegacia para ser ouvidas.

Bebida

Para Armando Braga, não é possível provar que Brandalise estava bêbado, apesar da declaração dos policiais do BPTran. “Nosso delegado-adjunto ouviu o rapaz quase quatro horas após o acidente e não percebeu sinais de embriaguez.

Os policiais relataram que ele estava desorientado e falando sem parar. Essas reações podem ter sido provocadas pela pancada do air bag”, explica o delegado. Imagens entregues por uma emissora de televisão à Dedetran, mostram Brandalise com uma garrafa nas mãos em uma festa, horas antes do acidente.

Entretanto, não é possível ver se a garrafa é de bebida alcoólica ou se ele a segurava para alguém, já que ele não é flagrado ingerindo nada. Nenhuma pessoa que esteve na festa foi até a delegacia para relatar que viu Brandalise beber.