Encontrado corpo de surfista em Pontal do Paraná

O surfista Elvis Jonathan Gaik,18 anos, desaparecido desde a tarde de sábado no Balneário Atami, em Pontal do Paraná, foi encontrado na madrugada de ontem, cerca de 40 horas depois, a oito quilômetros do local do afogamento. Ele foi a primeira vítima de afogamento registrada no litoral nesta temporada.

Segundo o tenente Leonardo Mendes, relações públicas do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, o jovem era gaúcho e morava no litoral do Paraná há cerca de um mês.

Ele estava acompanhado de alguns amigos, porém no momento do incidente, surfava sozinho. Segundo relatos de testemunhas, o rapaz não usava o leash (cabo que prende a prancha ao tornozelo), que permite que o surfista resgate a prancha em caso de queda.

Logo depois que foram comunicados do desaparecimento, os bombeiros deram início às buscas utilizando um barco inflável e o apoio do helicóptero, além de viaturas e quadriciclos em terra.

Somente neste último fim de semana, o primeiro da Operação Viva o Verão, o Corpo de Bombeiros fez 14 salvamentos e prestou mais de 1.600 orientações e advertências em relação aos perigos do mar.

Dicas

O tenente Santos diz que a orientação principal é que as pessoas respeitem o mar e a orientação dos salva-vidas. “Outra recomendação importante é não entrar no mar logo depois de ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água e ficar sempre atento à sinalização dos bombeiros nas praias”, disse.

Entre outras recomendações do Corpo de Bombeiros estão: banhar-se sempre em locais próximos a salva-vidas, ficar atento em relação às crianças; nadar longe de pedras, estacas, piers ou embarcações; evitar ingerir bebidas alcoólicas e antes do banho de mar; conduzir crianças perdidas ao posto de guarda-vidas mais próximo ou aos policiais que transitam pela praia; cuidar com os buracos; se entrar em uma correnteza, nadar transversalmente a ela até escapar e pedir socorro; não entrar no mar após uma grande refeição; evitar pescar com embarcações quando o tempo indicar a possibilidade de chuva com vento forte; não pular de pedras e nem nadar próximo a elas.

Este ano, foram instalados 105 postos do Corpo de Bombeiros nas praias do Paraná. Os postos na areia funcionam das 8h às 20h. Na temporada 2008-2009, foram registradas oito mortes por afogamento.

Duas foram em rios e baías da região litorânea, longe de qualquer tipo de assistência ou socorro. Outras cinco mortes aconteceram em horários ou locais não protegidos por guarda-vidas. Durante toda temporada anterior, os salva-vidas realizaram 1.381 salvamentos e mais de 120 mil orientações e advertências.