Empresários presos em desmanche

Dois empresários foram presos durante uma operação policial realizada em União da Vitória. A ação fechou as portas de oito desmanches. Vanderlei de Aquino, conhecido como "Vande", 39 anos, e Rui Azambujas, o "Azambujinha", 40, foram autuados em flagrante por adulteração de veículos, receptação, formação de quadrilha e crime contra a ordem tributária.

O delegado Agenor Salgado Filho, titular da delegacia de União da Vitória, informou que antes de deflagrar a operação foram realizadas diversas investigações em torno dos suspeitos. Às 9h de terça-feira, policiais da delegacia local, juntamente com investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), da Divisão do Interior, e policiais militares, além de promotores, funcionários da Receita Estadual e Detran, começaram os trabalhos cumprindo mandados de busca e apreensão. "A operação visa liquidar parte do crime organizado, vinculado aos desmanches", salientou o delegado Agenor Salgado. Foram vistoriadas nove empresas, situadas em vários bairros da cidade, que desenvolvem atividades ligadas ao comércio de peças de veículos.

Loja

Vanderlei é proprietário do Comércio de Peças Usadas Santa Fé. "Na loja dele, estava exposto um chassi da Volkswagen com numeração suprimida. Ele também usava uma Toyota com motor sem identificação, de origem não comprovada", disse. "No depósito da loja encontramos grande quantidade de fios de alta tensão, provavelmente produto de furto", completou o delegado. Na loja de Azambuja estava exposta uma Caravan com chassi transplantado. "Na gíria dos marginais este tipo de adulteração é conhecido como ?pescoço,? explicou o policial.

Ainda foram apreendidos, durante a operação, três caminhões e uma Saveiro. "Estes empresários são pessoas de grandes posses, com diversos imóveis e dezenas de veículos e costumam fazer grandes movimentações bancárias", comentou o delegado. Ele acredita que os veículos apreendidos foram comprados com recursos provenientes de crime fiscal e lembrou que Vanderlei já tem antecedente por receptação.

Voltar ao topo