Dezesseis presos a menos em Catanduvas

Dezesseis presos que cumpriam pena na Penitenciária Federal de Catanduvas, oeste do Estado, foram transferidos ontem para o presídio estadual de Campo Grande (MS). A decisão da transferência teria partido de uma das Varas Criminais de Curitiba. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a justificativa dada para a não-permanência dos presos, todos provenientes do Mato Grosso do Sul e alguns membros de facções criminosas, é que eles não teriam o perfil adequado para cumprir pena no presídio federal, já que não são considerados de alta periculosidade.

A transferência dos detentos foi acompanhada por 50 homens, entre policiais federais, rodoviários federais e estaduais, além de agentes penitenciários. Os detentos foram levados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e seus nomes não foram divulgados por questão de segurança, segundo o Depen. Os detentos estavam há um ano em Catanduvas, com possibilidade de estender a permanência por mais um. A autorização, entretanto, não foi concedida, já que o juiz não considerou necessário que permanecessem em um presídio de segurança máxima.

Vitória

Ainda ontem deveria acontecer a transferência de outros presos para a cidade de Vitória (ES), mas a operação foi adiada. O Depen não informa quantos presos seriam levados para a capital capixaba, bem como a data em que isso deve acontecer, por medida de segurança. Com a saída desses presos, a penitenciária de Catanduvas abriga agora cerca de 160 detentos. A capacidade total do presídio é de 208 presos. 

Voltar ao topo