Delegado aposentado, PM e guarda municipal denunciados por extorsão

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Curitiba denunciou à Justiça, ontem, por extorsão, um delegado aposentado, um sargento da Polícia Militar de Fazenda Rio Grande e um guarda municipal de Curitiba. Os três foram presos em flagrante, em 14 de fevereiro, quando recebiam dinheiro das vítimas. Atualmente, o delegado aposentado está em prisão domiciliar, e os demais pagaram fiança e foram liberados.

As investigações foram iniciadas em janeiro, após duas pessoas procurarem a equipe do Gaeco em Curitiba e relatarem tentativas de extorsão por parte de três pessoas que se identificavam como policiais, segundo nota do Ministério Público.

De acordo com o relato das vítimas, caso eles não pagassem R$ 25 mil, os três acusados “plantariam” drogas para incriminá-los e os prenderiam depois. As vítimas pagaram, inicialmente, R$ 1.900 ao grupo e, quando foram entregar outra parte do dinheiro, o Gaeco prendeu em flagrante os três homens, no momento em que receberam o valor.

Eles foram denunciados por condutas previstas no artigo 158 do Código Penal (constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa).