Colônia Penal Agrícola ganha ginásio de esportes

“Tudo que os alunos de fora têm os estudantes que estão no sistema penitenciário do Estado também têm. Até a merenda”. A frase é da professora Rosemari Carneiro Pietrochinski, diretora do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) Doutor Mário Faraco, da Secretaria da Educação, durante inauguração do ginásio de esportes coberto da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara, às 10h de ontem.

O Centro atende 1.800 detentos das penitenciárias instaladas na Região Metropolitana de Curitiba, o que representa 30% da população carcerária, oferecendo ensino fundamental e médio.

Professores e alunos participaram da cerimônia de inauguração, juntamente com o secretário estadual da Justiça e Cidadania, José Moacir Favetti; do diretor da CPA, Lauro César Valeixo; de Altevir Carlos Betinarti, representante da Secretaria da Educação e do professor Sérgio Fernandes Stacheski, além de representantes de outras unidades penais.

O ginásio de esportes, que era uma reivindicação antiga e levou nove anos para ficar pronto, servirá também, em dias chuvosos de visita, para abrigar familiares dos presos.

Importância

Favetti e Valeixo ressaltaram a importância dos esportes no processo de socialização dos presos, que aprendem a trabalhar em equipe e exercitam o respeito ao próximo.

A inauguração contou com apresentação da Banda Lira, que dentre outras músicas tocou o “Tema da Vitória”; da exibição do coral de funcionários; e das apresentações dos grupos de capoeira, de pagode e de um conjunto de música gospel, todos formados na unidade.